Cerca de 35% do público-alvo ainda precisam ser vacinados contra a gripe na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde13/05/2019 | 12h28Atualizada em 13/05/2019 | 12h28

Cerca de 35% do público-alvo ainda precisam ser vacinados contra a gripe na Serra

Campanha Nacional termina no dia 31 de maio

Cerca de 35% do público-alvo ainda precisam ser vacinados contra a gripe na Serra Felipe Nyland/Agencia RBS
Foco inicial em crianças e gestantes trouxe bom resultado para a Serra, conforme enfermeira da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A Serra ainda tem de imunizar cerca de 125 mil integrantes dos grupos de risco da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que termina no próximo dia 31. Os dados mais recentes informados pelos municípios ao Ministério da Saúde mostram que 220.647 pessoas já foram imunizadas. Isso significa que aproximadamente 35% do público-alvo precisam receber a dose a menos de 20 dias do fim da campanha. Nos 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), cerca de 345 mil integram os grupos de risco. 

A enfermeira Patrícia Machado, da Vigilância Epidemiológica da 5ª CRS, avalia que as últimas semanas tiveram uma baixa na procura em relação ao começo da imunização gratuita em 10 de abril. Uma novidade deste ano é que o início da campanha voltado exclusivamente para crianças e gestantes trouxe bons resultados para a Serra. Segundo ela, as taxas de cobertura nesta fase da campanha estão acima de anos anteriores para esse público. Até agora, 60% dos integrantes desses grupos foram imunizados. A previsão é chegar a 83.880 crianças e gestantes e, por enquanto, foram aplicadas 49.643 doses. 

Leia mais
Com alta procura no sábado, vacinação contra a gripe em Caxias ultrapassa metade da meta
Municípios da Serra fazem ações para ampliar cobertura de vacinação contra a gripe

De acordo com Patrícia, a maior dificuldade nesta edição da campanha é em relação pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A menos de 20 dias do fim da mobilização nacional, 42% de um total de 81.210 foram imunizados. Isso significa 34.487 doses aplicadas. 

A dose gratuita está disponível para pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, professores, povos indígenas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional e presos, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças e gestantes. 

Leia também
Reunião nesta segunda em Bento Gonçalves discute fim da substituição tributária do vinho no RS
Acidentes no acesso ao bairro Santa Fé, na Rota do Sol, caem 40% nos primeiros quatro meses do ano
Jovem morto em Vila Flores começaria em um novo emprego nos próximos dias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros