17% das consultas com especialistas foram perdidas por ausência dos pacientes no CES de Caxias  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Saúde13/05/2019 | 19h10Atualizada em 13/05/2019 | 19h10

17% das consultas com especialistas foram perdidas por ausência dos pacientes no CES de Caxias 

Quase 6 mil pessoas faltaram no primeiro trimestre deste ano 

17% das consultas com especialistas foram perdidas por ausência dos pacientes no CES de Caxias  André Ávila/Agencia RBS
Foto: André Ávila / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O Centro Especializado em Saúde (CES) continua com um alto índice de pessoas que não comparecem as consultas marcadas. No primeiro trimestre deste ano, quase 6 mil foram perdidas. O número representa 17,45% do total de 34,3 atendimentos agendados entre o mês de janeiro e março. 

Leia mais:
A cada oito pacientes, um falta consulta com especialista em Bento Gonçalves

Dermatologia, homeopatia e fonoaudiologia são as que apresentam os mais altos índices de ausência dos pacientes. Com um valor acima de 20%. Logo atrás, ficam especialidades como ortopedia e neurologia com taxa acima de 17%. 

Para a diretora da Rede Especializada de Saúde, Nicole Golin, o fundamental é o paciente deixar o seu cadastro atualizado e avisar com antecedência da desistência. 

— Boa parte dos atendimentos são perdidos porque não conseguimos localizar o paciente para avisar do agendamento. Outra parte porque ele confirma e, na hora, não comparece — comenta Golin. 

Ainda de acordo com ela, é necessário informar da desistência com, pelo menos, 24 horas de antecedência. Sendo assim, é possível oferecer esta vaga para outro usuário. Até mesmo, pela alta demanda na busca de consultas. 

Para o secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas, para o sistema público funcionar bem, é preciso que cada um faça a sua parte, poder público e sociedade. 

— Basta se colocar no lugar de quem precisa e está aguardando. Se cada um fizer a sua parte, ganhamos agilidade. Mesmo nos mutirões que estamos fazendo, em que a pessoa confirma a consulta dois dias antes, temos registrado absenteísmo. Se agendou, compareça. Se desistiu, avise. Se tem exames, apresente. O usuário tem direitos, mas também responsabilidades — finaliza o secretário. 

Para marcar e desmarcar consultas, o paciente pode entrar em contato no CES pelo (54) 3217.8833. 

Leia também:
"Na Serra, se o cara errar é um miserável", observa Bruno Tusset, que palestra sábado, em Caxias
Nova escola do Case em Caxias será inaugurada na quarta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros