Um terço dos contribuintes da Serra deixa para entregar declaração a uma semana do fim do prazo - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Imposto de Renda23/04/2019 | 11h05Atualizada em 23/04/2019 | 11h50

Um terço dos contribuintes da Serra deixa para entregar declaração a uma semana do fim do prazo

Em Caxias do Sul, 79 mil declarações foram entregues até esta segunda-feira

Um terço dos contribuintes da Serra deixa para entregar declaração a uma semana do fim do prazo Roberto Scola/Agência RBS
Prazo para entregar a declaração do IRPF 2019 encerra na próxima terça-feira (30) Foto: Roberto Scola / Agência RBS

De 121 mil contribuintes de Caxias do Sul que devem apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal neste ano, 79,6 mil fizeram a entrega até esta segunda-feira (22). O número corresponde a 65,82% do total. Isso significa que um terço dos contribuintes da cidade ainda não prestou contas ao Leão a uma semana do fim do prazo, em 30 de abril.

A situação é semelhante no conjunto de 51 municípios da área de abrangência da delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul, em toda a Serra Gaúcha. São 177,2 mil declarações entregues de um total previsto de 262 mil, o que corresponde a um índice de 67,66%.

Leia mais
Confira as principais dúvidas dos contribuintes na hora de informar os rendimentos
Saiba onde buscar ajuda gratuita em Caxias para fazer a declaração ao Fisco
Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para crianças carentes

Segundo o delegado adjunto da Receita Federal em Caxias do Sul, Valmor José Lazzari, esse percentual está dentro da normalidade.

— A situação é boa para a região. O percentual de entrega está maior que o estadual, e o índice de retificações está menor. Ou seja, há menos erros nas declarações entregues na Serra — analisa.

O índice de retificações em Caxias do Sul é de 5,6%. Foram entregues 4,5 mil declarações retificadoras até a segunda-feira (22) na cidade. Na região, 9,5 mil foram retificadas, ou 5,36%.

Já no Rio Grande do Sul, o percentual é de 6,23%, relativo às 77,8 mil  declarações retificadas. Até o momento, cerca de 1,25 milhão de declarações foram entregues em todo o Rio Grande do Sul. O número corresponde a 59,44% do total esperado no Estado, de 2,1 milhões.

6,4 mil declarações em malha fina

Nos 51 municípios da área de abrangência da delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul, 6,4 mil declarações caíram na malha fina. Pelo dado mais atualizado, o número corresponde a 3,82% de cerca de 167,5 mil declarações entregues na região até o fim do domingo (21).

Neste ano, o contribuinte pode saber, a partir de 24 horas após a entrega, se está na malha fina da Receita Federal. Em diversos casos, como no esquecimento de declarar algum dado, por exemplo, o contribuinte pode corrigir fazendo uma declaração retificadora no mesmo programa gerador utilizado para fazer a declaração original.

— Mas isso não vale para todas as situações. Há casos em que não se trata de um erro na hora de declarar, mas alguma outra situação em que o contribuinte vai ter que apresentar uma comprovação à Receita — explica Lazzari.

Para saber se caiu em malha fina, o contribuinte pode acessar o extrato da declaração por meio do portal e-CAC, acessado pela página da Receita Federal na internet. Se o contribuinte ainda não tem um código de acesso, ou se esqueceu do código, é necessário ter os números dos recibos de entrega tanto da declaração de 2019 quanto da última entregue em 2018 (se houve retificadora; senão, o recibo da original) em mãos para gerar um novo código. No painel, chamado "Meu Imposto de Renda", é possível verificar se há pendências de malha.

Leia também
Marcopolo não pretende buscar profissional no mercado para substituir CEO
Estrada dos Romeiros, em Caxias, atinge 40% de execução

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros