Semáforos de Farroupilha irão identificar motoristas que avançam sinal ou param sobre a faixa - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Em seis meses22/04/2019 | 12h26Atualizada em 22/04/2019 | 13h22

Semáforos de Farroupilha irão identificar motoristas que avançam sinal ou param sobre a faixa

Sistema integra projeto que inclui cercamento eletrônico do município e não irá autuar durante a madrugada

Semáforos de Farroupilha irão identificar motoristas que avançam sinal ou param sobre a faixa André Fiedler/Divulgação
Modernização integra projeto de cercamento eletrônico do município Foto: André Fiedler / Divulgação

Em seis meses, os 15 cruzamentos de Farroupilha que possuem semáforos deverão contar com um sistema que autua motoristas que avançam o sinal vermelho ou param em cima da faixa de pedestres. Essa é a previsão do município para colocar em funcionamento um projeto que integra ainda o cercamento eletrônico e a vigilância por câmeras.

Leia mais
Placas de velocidade são instaladas em ponto que terá cercamento eletrônico em Farroupilha
Reativadas sinaleiras da ERS-122 com a RSC-453, em Farroupilha
Farroupilha e Estado assinam convênio para cercamento eletrônico

A identificação dos veículos será realizada de forma automática por meio de câmeras instaladas junto aos equipamentos. Além disso, a modernização também prevê a adoção do sistema de semáforos inteligentes, com monitoramento do tráfego e reprogramação em tempo real para evitar congestionamentos. O conserto das sinaleiras também poderá ser realizado à distância em alguns casos, ao contrário dos equipamentos atuais.

Conforme o coordenador da Guarda Civil Municipal, Paulo Fabiano da Silva, os moradores do município terão cerca de seis meses para se adaptar ao novo sistema, sem que autuações sejam emitidas. Após esse período, alguns parâmetros também serão adotados para o registro da infração pelo sistema.

— Terá um tempo de três a cinco segundos para retirar o carro de cima da faixa — explica Silva.

Durante a madrugada, a intenção é manter as sinaleiras em amarelo piscante, sem a emissão de notificações. Além das sinaleiras, o pacote também contempla a instalação de 10 novas câmeras no Centro e próximo a escolas. Somado a isso, quatro colégios do município vão ganhar câmeras de reconhecimento facial, capaz de identificar quem estuda ou não na instituição. Os nomes das escolas não foram revelados.

Todos os sistemas serão operados a partir de uma única central de controle que reunirá também dados dos leitores responsáveis pelo cercamento eletrônico do município. Os equipamentos identificarão, pela placa, todos os veículos que entram e saem da cidade em nove pontos. Eles também serão utilizados como controladores de velocidade.

Os equipamentos serão fornecidos por meio de um contrato de aluguel pela empresa já selecionada por meio de licitação. Ao longo da semana, segundo Silva, serão realizados testes antes de se prosseguir com o processo de contratação. A empresa também será responsável pela manutenção de todo o sistema.

Leia também
Prefeitura de Farroupilha fará tapa-buracos nas rodovias que cortam a cidade
O drama do agricultor de Farroupilha que perdeu toda produção de caqui após granizo
Conheça a chocolataria de Caxias do Sul que produz bean to bar Páscoa aquece mercado de vinhos e espumantes da Serra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros