Pelo menos oito câmeras vão monitorar o trânsito para operação de semáforos inteligentes em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

RSC-45316/04/2019 | 14h13Atualizada em 16/04/2019 | 14h13

Pelo menos oito câmeras vão monitorar o trânsito para operação de semáforos inteligentes em Caxias

Instalação do sistema é contrapartida das lojas Havan e StokCenter

Pelo menos oito câmeras vão monitorar o trânsito para operação de semáforos inteligentes em Caxias Leonardo Portella/Divulgação
Câmeras começaram a ser instaladas nesta segunda-feira (15) Foto: Leonardo Portella / Divulgação

O trânsito na RSC-453, nas proximidades do acesso ao Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, será monitorado por um conjunto de oito a 12 câmeras para a operação dos semáforos inteligentes. Os equipamentos começaram a ser instalados nesta segunda-feira (15).

Leia mais
Plano para reduzir impacto de trânsito no entorno da Havan, em Caxias, prevê semáforos inteligentes
Obras de redução de impacto de trânsito no entorno da Havan, em Caxias, já estão em andamento
Alargamento da RS-453 no acesso à Havan será finalizado após reposicionamento de postes

Conforme a Secretaria de Trânsito, os primeiros leitores foram fixados no entroncamento junto à empresa Cassol. São duas câmeras acompanhando o trânsito na rodovia e outras duas para as ruas Terezinha Mantovani e João Nichele, que ficam no entorno. O restante será instalado ao longo da semana próximo à Rua Abel Postali, no acesso ao bairro Cidade Nova, e à Avenida Alexandre Rizzo, no acesso ao Desvio Rizzo. O número total de câmeras necessárias será definido durante a implantação.

Quando o sistema estiver em operação, os equipamentos vão enviar as informações de tráfego para um software que irá interpretar os dados e reprogramar as sinaleiras em tempo real para evitar congestionamentos. Ainda não há data para o sistema entrar em funcionamento, já que servidores da Secretaria de Trânsito ainda precisarão passar por treinamento.

A implantação dos semáforos inteligentes na região estava prevista pelo município desde 2015 e foi incluída como compensação das redes Havan e StokCenter no estudo de impacto de trânsito elaborado pelas empresas. O plano prevê ainda a abertura de novas faixas nas ruas laterais da RSC-453 e ampliação do refúgio de um dos retornos. As obras são realizadas pela Comercial Zaffari, dona do StokCenter, e têm previsão de conclusão para a próxima semana, antes da inauguração dos empreendimentos.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros