Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Devoção25/04/2019 | 14h40Atualizada em 25/04/2019 | 14h40

Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio

Evento religioso ocorre nos dias 25 e 26 de maio em Farroupilha

Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Entre as novidades deste ano, está transmissão das missas em novas plataformas digitais Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O maior evento religioso da Serra começa em um mês. A Romaria de Caravaggio tem dois dias neste ano. O sábado, 25 de maio, e o domingo, 26, dia da Santa. A projeção da organização é que 140 mil fiéis se desloquem até a igreja em Farroupilha. No ano passado, quando a programação também teve dois dias, foram 145 mil participantes. 

Entre as novidades deste ano, está transmissão das missas em novas plataformas digitais. Será possível ouvir nos serviços de streeming, como o Spotify e o Deezer. No Instagram, haverá a transmissão em vídeo ao vivo. Conforme a organização, o motivo para abrir essas novas possibilidades é a percepção de que jovens, de 20 a 35 anos, são os que mais consomem informações sobre o Santuário nos meios digitais. A hashtag que será usada para identificar os conteúdos na internet é a #caravaggio2019.

Serão 10 missas por dia: às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min é a que atrai maior púbico, por ser campal. Em seguida, ocorre a procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. 

Leia mais
Saiba quando serão as pré-romarias ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha
Definido valor da passagem entre Caxias e o Santuário de Caravaggio na Romaria
Com bênção, Santuário de Caravaggio reinaugura imagem que causou polêmica, em Farroupilha

Esta também será a primeira romaria em que os fiéis poderão ver a estátua que ficou conhecida como "santa feia" após a remodelação, que foi entregue à comunidade no início do ano. A imagem foi instalada no Recanto do Rosário, um jardim situado atrás do santuário.

Caminhos de Caravaggio

Neste ano, os devotos também poderão chegar ao santuário pelo Roteiro Caminhos de Caravaggio. A nova rota turística sai do Santuário de Caravaggio em Canela, passa por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, antes de chegar ao Santuário em Farroupilha. A sugestão é fazê-lo a pé ou de bicicleta, e o lançamento ocorrerá no dia 4 de maio, durante a Pré-Romaria dos Ciclistas. 

Sinos

Outro detalhe que os devotos que já chegam ao Santuário podem conferir é que os sinos do campanário ao lado da Igreja dos Ex-Votos passaram por manutenção e repaginação do funcionamento. Houve a substituição das correias e motores, limpeza e pintura e a automação dos badalos por sistema Wi-Fi. Além dos cinco sinos que já existiam, foi acrescido um sexto sino, menor, do século 19. Dos outros cinco, três vieram da região de Vêneto, entre 1884 e 1885, e outros dois foram fabricados em São Paulo, no início dos anos 2000. 

Passagens

A passagem de ônibus entre o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e Caxias do Sul irá custar R$ 10,50 na Romaria deste ano. O valor também é esse para quem se deslocar de Bento Gonçalves. 

Leia também
Julgamento de homem que admitiu ter estuprado e matado Naiara será a portas fechadas
Consumidores fazem fila para inauguração do atacarejo Stok Center em Caxias do Sul
Moradores reclamam de falta de iluminação no Parque dos Macaquinhos em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros