Município busca recursos para reforma de prédio que sediou primeira prefeitura de Farroupilha - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Centro de Cultura Italiana15/04/2019 | 07h26Atualizada em 15/04/2019 | 07h32

Município busca recursos para reforma de prédio que sediou primeira prefeitura de Farroupilha

Prefeito esteve em Brasília nesta semana e apresentou projeto para o governo federal

Município busca recursos para reforma de prédio que sediou primeira prefeitura de Farroupilha Prefeitura de Farroupilha/ Divulgação/
Prédio histórico fica na Praça da Bandeira, no centro de Farroupilha Foto: Prefeitura de Farroupilha/ Divulgação

A prefeitura de Farroupilha quer transformar o prédio que foi a primeira sede do Poder Executivo Municipal em um Centro de Cultura Italiana. O prefeito Claiton Gonçalves (PDT) explica que isso depende da captação de recursos. Nesta semana, ele esteve em Brasília, onde apresentou o projeto ao Ministério da Justiça. A ideia é usar dinheiro que é apreendido de criminosos e depositado em um fundo para a revitalização do prédio. 

O projeto apresentado é de R$ 3 milhões e prevê ainda a construção de uma nova área ao lado do prédio histórico. De acordo com o prefeito, o recurso também seria aplicado para sanar problemas estruturais existentes no espaço que fica na Praça da Bandeira. 

Leia mais
Secretaria do Turismo de Farroupilha ocupará prédio da antiga Biblioteca Pública

A ideia é utilizar a área para um escritório de aproximação com o Consulado da Itália instalado em Porto Alegre, facilitando a busca pela cidadania italiana, por exemplo. Além disso, o prédio sediaria atividades ligadas à cultura do país europeu. Entre as previsões, estão ensino da língua italiana e uma escola de gastronomia. 

O prédio que fica na Praça da Bandeira foi ocupado até 2017 com o acervo da Biblioteca Pública Municipal, que, devido às condições estruturais, foi transferida para uma sala na Rua 13 de Maio, esquina com a Paulo Broilo. No início deste ano, a Secretaria de Turismo e Cultura foi transferida para o prédio construído na década de 1940, que está parcialmente ocupado.

Leia também
Colheita da laranja na Serra deve se intensificar a partir de maio
UBS do bairro Desvio Rizzo e Caps, de Caxias, terão atendimento alterado em virtude do temporal

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros