Caxias pode ser a primeira cidade do RS a contar com cobertura total de telefonia fixa e internet - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Tecnologia 24/04/2019 | 16h41Atualizada em 24/04/2019 | 16h52

Caxias pode ser a primeira cidade do RS a contar com cobertura total de telefonia fixa e internet

Concessionária do serviço no Estado prometeu implantar nova tecnologia por satélite em reunião realizada com o poder público na última quinta-feira 

Caxias pode ser a primeira cidade do RS a contar com cobertura total de telefonia fixa e internet Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Uma ótima notícia para os moradores da zona rural de Caxias do Sul. A cidade pode ser a primeira do Rio Grande do Sul a ter cobertura total de telefonia fixa e de internet no interior. Isso é o que adianta uma reunião realizada na última quinta-feira (18) com órgãos públicos e a OI S.A., que concede o serviço no estado. De acordo com a empresa, o município será piloto na adoção da nova tecnologia via satélite de fornecimento de dados e telefonia.

A ação resulta de um trabalho em conjunto entre o Procon Caxias do Sul, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) e o Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o Procon, serviços de internet e telefonia são deficitários ou até mesmo inexistentes em 137 comunidades da área rural de Caxias.

Vale lembrar que, desde 2016, todos as cidades gaúchas têm direito à cobertura no interior, tanto de telefonia quanto de internet. No Rio Grande do Sul, essa obrigação é da OI S.A. Por isso que, se o sistema não funcionar, a empresa deverá oferecer uma alternativa às demandas dos consumidores. Caso contrário, o Procon poderá revogar a concessão da OI.

Como vai funcionar

O levantamento das informações será feito pelo Sindicato Rural e enviado para a OI, que vai operacionalizar a instalação. Inicialmente, está previsto o atendimento de um consumidor por localidade, dentro de um prazo de 90 dias, a contar do repasse das informações.

— Será o tempo necessário para testagem e adequação da nova tecnologia por logradouro. Com tudo funcionando, será disparado um aviso para toda a população do interior, de modo que os interessados possam contratar os serviços via 0800 da empresa a partir de então. — explica Luiz Fernando Del Rio Horn, coordenador do Procon caxiense.

O serviço de voz e banda larga terá 1 Mbps de download, 256 kbps de upload e franquia mensal de 500 MB. Ainda falta definir valores de contratação do pacote básico, assim como outros assuntos técnicos. 

Leia também:
Motoboy é agredido e tem moto roubada durante entrega de lanches em Caxias do Sul
Casal é preso suspeito de furtar quatro farmácias em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros