Praça Dante Alighieri, em Caxias, será fechada parcialmente para revitalização no segundo semestre - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Obra em etapas07/03/2019 | 15h00Atualizada em 07/03/2019 | 15h00

Praça Dante Alighieri, em Caxias, será fechada parcialmente para revitalização no segundo semestre

Projeto prevê construção de palco permanente para apresentações artísticas

Praça Dante Alighieri, em Caxias, será fechada parcialmente para revitalização no segundo semestre Andréia Copini, Divulgação/
Secretária não descarta fechamento total da praça para finalização da reforma Foto: Andréia Copini, Divulgação

A Praça Dante Alighieri, no coração de Caxias do Sul, precisará ser fechada parcialmente para a revitalização anunciada na última semana. As obras estão previstas para ocorrer em etapas, com início no segundo semestre.

Leia mais
Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas

Conforme a secretária do Urbanismo, Mirângela Rossi, a opção por fazer a revitalização aos poucos ocorreu devido aos eventos que o espaço recebe, como a Feira do Livro.

— Claro que vai ter momentos em que talvez precise de um isolamento maior, mas vamos planejar para impactar o menos possível. Provavelmente em algum momento vamos ter que isolar por completo para finalizar e entregar a obra — ressalta.

O cronograma dos trabalhos, assim como o custo, ainda estão em análise pelo município, já que o projeto ainda não foi concluído. Os elementos previstos para a praça, no entanto, já estão definidos. Um deles é a construção de um palco multiuso para atrações artísticas, tanto promovidas pelo município, quanto de artistas de rua, por exemplo.

Outra mudança prevista é a construção de uma guarita para a Guarda Municipal em cima dos banheiros. A proposta já havia sido apresentada em 2017 pelo então secretário de Segurança Pública e Proteção Social, José Francisco Mallmann, mas acabou descartada devido, entre outros motivos, ao mau cheiro do entorno. Segundo Mirângela, embora não esteja prevista reforma completa dos banheiros, eles vão receber melhorias com a construção da guarita. Os acessos, por exemplo, serão modificados, já que atualmente as rampas acumulam água da chuva, e um banheiro familiar com fraldário será construído.

A praça também vai ter retiradas as bancas de revistas e vai ganhar novos bancos, lixeiras e bebedouros, que devem ficar concentrados em pontos específicos com carregadores de celular. O mobiliário urbano que será retirado, está previsto para ser utilizado em outras áreas da cidade.

— Terá a interação da praça com o entorno dela. Ela não vai estar voltada para o interior — adianta Mirângela. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros