Dezenas de buracos abertos em Bento Gonçalves geram notificação à Corsan - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Serra Gaúcha13/03/2019 | 13h23Atualizada em 13/03/2019 | 13h23

Dezenas de buracos abertos em Bento Gonçalves geram notificação à Corsan

Multa por cada buraco pode ser de R$ 12,9 mil

Dezenas de buracos abertos em Bento Gonçalves geram notificação à Corsan Gustavo Bottega/Conceitocom/Divulgação
Conforme o Ipurb, há registro de buracos em todas a regiões da cidade Foto: Gustavo Bottega / Conceitocom/Divulgação

A fiscalização da prefeitura de Bento Gonçalves apertou o cerco contra a Corsan devido a buracos não fechados em ruas da cidade. Foram 79 pontos com problemas encontrados pelos fiscais desde janeiro, conforme o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb). Por isso, a administração municipal vem cobrando soluções da companhia. Em nota (confira abaixo), a Corsan diz que recebeu apenas uma notificação, referente a 34 buracos. Afirma ainda que oito deles não estão relacionados às atividades da companhia, nove já foram solucionados e o restante está em execução. 

Os números de notificações que se converteram em multa não foram contabilizados pela prefeitura. Conforme o município, após a autuação, a Corsan tem prazo de 72 horas para regularizar a situação. Se isso não ocorrer, a multa é aplicada.

Cada buraco deixado pode gerar multa de 100 Unidades de Referência Municipal (URM), o que equivale hoje a R$ 12,9 mil. Conforme o diretor do Ipurb, Vanderlei Mesquita, a expectativa é que essa fiscalização mais rígida contribua para reduzir o problema na cidade. 

— Nosso interesse não é ficar autuando. O problema é que esta é uma situação insustentável — afirma.

Ele relata que os buracos em vias públicas trazem prejuízos à população, como acidentes de trânsito e dificuldade no fluxo de veículos por causa da necessidade do motorista desviar. O fiscal de Obras e Posturas do Ipurb, Bruno Soares, explica que foi feita uma varredura e que foram identificados buracos em todas as regiões da cidade. 

Nota da Corsan

A notificação que a Corsan recebeu da prefeitura cita 34 intervenções, destas, 8 não são relacionadas a eventos da Corsan; 9 já foram executadas e o restante está em execução. Com relação à multa, está em análise na nossa Superintendência Jurídica. Destacamos que a Corsan tem estado em contato direto com o chefe do executivo municipal, prestando todos os esclarecimentos e que atender ao município é nossa prioridade. Temos em andamento uma série de investimentos em Bento Gonçalves com o intuito de qualificar o abastecimento de água e ampliar a coleta e o tratamento de esgotos.

Leia também
HG de Caxias adquire equipamento que evita a queda de cabelos em pacientes com câncer
"Ele ajudava todo mundo, não tinha dia ruim para ele", diz amigo de jovem morto em acidente em Caxias
Mobilização comunitária força mudança em lei sobre limpeza de terrenos de Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros