Daer anuncia lombadas eletrônicas no trecho de acesso a Fazenda Souza, em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Infraestrutura26/03/2019 | 13h14Atualizada em 26/03/2019 | 13h14

Daer anuncia lombadas eletrônicas no trecho de acesso a Fazenda Souza, em Caxias

Equipamentos têm objetivo de reduzir velocidade no local que tem obra parada desde setembro

Daer anuncia lombadas eletrônicas no trecho de acesso a Fazenda Souza, em Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Em reunião com uma comitiva de vereadores, deputados e representante da prefeitura de Caxias do Sul, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) anunciou a instalação de duas lombadas eletrônicas na RSC-453, a Rota do Sol, no trecho onde fica o acesso ao distrito de Fazenda Souza e ao bairro de Ana Rech. A notícia foi dada pelo diretor-geral do Daer, Sívori Sarti da Silva, aos caxienses na tarde desta segunda-feira, na sede do órgão em Porto Alegre.

Leia mais
Saiba como ficará a rótula de Fazenda Souza, em Caxias, depois de pronta
Grupo faz manifestação na Rota do Sol pela finalização da obra de acesso a Fazenda Souza Acidentes no trevo de Fazenda Souza aumentam 150% em 2019 na comparação com todo ano passado
Daer garante conclusão de obras em Fazenda Souza para primeiro semestre deste ano
Acesso por duas pistas exige atenção de motoristas em Fazenda Souza, na Rota do Sol
Daer implanta sinalização provisória no trevo de acesso a Fazenda Souza, em Caxias
Novo acidente em trevo de acesso a Fazenda Souza escancara falta de providências do Estado
Obras no trevo de acesso a Fazenda Souza, em Caxias do Sul, são novamente paralisadas   

A reunião foi solicitada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) ao superintendente regional do Daer, Sandro Wagner, em audiência na última quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Caxias.

Os equipamentos devem ser viabilizados por meio de um aditivo no contrato que o órgão tem com a empresa que fornece os redutores. Os aparelhos são uma aposta para diminuir a velocidade dos veículos que cruzam pelo local sem paralisar o fluxo, o que ocorreria com a colocação de semáforos. As sinaleiras foram uma sugestão dos parlamentares e da comunidade para tentar resolver o problema de acidentes no entroncamento, até que a rótula que está sendo construída no local fique pronta.

Para o vereador Elói Frizzo (PSB), presidente da comissão, foram feitos encaminhamentos importantes, não apenas sobre a retomada das obras da rótula de acesso ao distrito de Fazenda Souza, parada desde setembro do ano passado por falta de material. Sobre esse serviço, são duas questões: a prefeitura deve avaliar a possibilidade de a Codeca (companhia municipal) fornecer o asfalto necessário para que o Daer (órgão estatal) retome a obra em breve. Isso porque, conforme Frizzo, o asfalto que a superintendência está recebendo é destinado prioritariamente a um tapa-buracos no perímetro entre Caxias-Farroupilha.

Também foi cogitada a instalação por parte da prefeitura de um conjunto de semáforos no acesso ao bairro Forqueta. Na semana que vem, Daer e Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade vão avaliar o local. A ideia é colocar uma sinaleira interrompendo temporariamente o tráfego no sentido Farroupilha-Caxias para permitir que os motoristas que seguem no sentido oposto possam se posicionar à esquerda na RSC-453 e dobrar em direção a Forqueta.

Ainda, de acordo com Frizzo, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) teria liberado a construção da segunda alça do viaduto do Santa Fé, obra complementar ao trevo da Codeca.

Os vereadores pediram também a conclusão da obra da antiga praça de pedágio em Farroupilha.

Leia também:
Mais de 3 mil vagas de emprego já foram criadas em Caxias do Sul nos primeiros dois meses de 2019
BR-116, em Caxias, ganha calçada em trecho do bairro Planalto

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros