Cerca de 350 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Imunização28/03/2019 | 16h25Atualizada em 28/03/2019 | 16h25

Cerca de 350 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe na Serra

Dado se refere a 49 cidades que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Caxias do Sul

Cerca de 350 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe na Serra Jean Pimentel/Agencia RBS
No ano passado, Serra recebeu 550 mil doses Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Na área de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Caxias do Sul, cerca de 350 mil pessoas integram os grupos prioritários para vacinação contra a gripe. O levantamento ainda está sendo finalizado, faltando dados de presos e de funcionários do sistema prisional. Por enquanto, os 49 municípios somam 342.252 pessoas a serem imunizadas. A cidade com maior número é Caxias do Sul, com 127 mil. 

Conforme a enfermeira Patrícia Machado, da Vigilância Epidemiológica da 5ª CRS, a quantidade de doses destinadas para a região ainda não está definida. No ano passado, a meta de vacinação também foi de cerca de 350 mil pessoas, mas a Serra recebeu 550 mil doses. Um dos motivos é que existe uma estimativa de perda da vacina, já que ela fica em frascos multidoses e nem sempre todas são aproveitadas. Além disso, a vacinação foi aberta para outros públicos além do prioritário na reta final.

Leia mais
Vacinação contra a gripe começa em 10 de abril para crianças e gestantes
Plano de saúde inicia agendamento de vacina da gripe
Clínicas de Caxias do Sul devem iniciar vacinação contra a gripe em abril

Neste ano, a campanha começa no dia 10 de abril e, até o dia 18 de abril, será voltada a gestantes e crianças. Na edição passada, esse público puxou para baixo a cobertura da imunização no Estado, que ficou em 85% do total de pessoas a serem atingidas. As crianças tiveram índice de 67% e as gestantes de 72%. Neste ano, a faixa etária do público infantil foi estendida: crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos. Até 2018, o limite eram cinco anos incompletos.

A partir do dia 22 de abril, os demais integrantes dos grupos prioritários poderão receber a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Estado. A campanha é voltada para mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais de saúde, além de crianças e gestantes. 

Leia também
Adesão de motoristas por aplicativo ao cadastro em Caxias do Sul é baixa
Conselheiro do Grêmio baleado após jogo não apresenta melhora em Caxias do Sul
Medidores de velocidade em Fazenda Souza, em Caxias, não multarão

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros