Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Revitalização28/02/2019 | 14h23Atualizada em 28/02/2019 | 14h27

Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas

Alterações serão feitas com base em estudos realizados pelo município e pesquisa junto à população

Praça Dante Alighieri, em Caxias, ganhará carregadores de celular e bancas de jornais serão retiradas Andréia Copini, Divulgação/
Monumentos e piso de pedras portuguesas serão preservados Foto: Andréia Copini, Divulgação

A praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, vai ganhar carregadores de celular, bicicletários e bebedouros. As intervenções serão realizadas dentro de um projeto de revitalização anunciado na manhã desta quinta-feira (28) pela Secretaria de Urbanismo (SMU). As alterações também incluem a retirada das duas bancas de jornais existentes atualmente no espaço e a redução de parte dos canteiros. Além disso, a proposta prevê ainda a implantação de um quiosque para a Guarda Municipal junto ao um novo banheiro familiar com fraldário e barras de apoio para idosos.

Leia mais
Praça Dante sofreu diversas mudanças ao longo do século 20, em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias lança consulta online a respeito de três praças da área central

O projeto foi elaborado a partir de um estudo realizado por arquitetos do município com base na história da praça. Além disso, uma pesquisa realizada via internet e também de forma presencial junto à população no fim do ano passado serviu de base para a elaboração das medidas. Conforme a secretaria, 89% dos participantes consideraram importante fazer melhorias na praça e metade disse que tem medo de andar pelo espaço.

As alterações não vão interferir no piso de pedras portuguesas e nos monumentos da praça, que serão restaurados e preservados. Já os espaços que atualmente abrigam as bancas de jornais serão utilizados pelo município. Um deles será incorporado ao projeto paisagístico, enquanto outro será transformado em espaço multiuso da prefeitura, para a realização de ações na praça. O ponto também vai ter esperas hidráulicas e elétricas que poderão ser utilizadas para atividades.

O município não divulgou uma previsão para o início da revitalização, já que o projeto está em fase de finalização. Também não foi informado se a praça continuará aberta durante as obras.

Irregularidades nas bancas

A decisão de remover as bancas de jornais ocorreu, segundo a secretaria, após a constatação de que elas não possuíam licença para operar. De acordo com o município, os estabelecimentos não pagam aluguel, água, luz e impostos. Situação semelhante ocorre em outras três bancas, que ficam nas ruas Alfredo Chaves, próximo à prefeitura, Marechal Floriano, próximo ao Postão 24h, e junto à Praça João Pessoa, em São Pelegrino.

As bancas serão notificadas nesta quinta-feira (28) para deixar os espaço em um prazo de 30 dias. Após esse período, os espaços que ficam fora da praça Dante Alighieri passarão por uma licitação para serem ocupados novamente. Já os da praça terão a nova destinação durante as obras. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros