Frei Jaime: ninguém deixa de amar de um dia para o outro - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião 02/02/2019 | 06h00Atualizada em 02/02/2019 | 06h00

Frei Jaime: ninguém deixa de amar de um dia para o outro

A intensidade passou a ser a forma mais adequada de vivenciar diferentes momentos

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom dia! O amanhecer é sempre harmonioso... não faz bem acordar assustado ou com pressa... é bom ter um tempo para cada coisa e até para espreguiçar-se... Que este sábado, 2º dia do mês de fevereiro, seja leve e feito de muitas alegrias. Paz no coração! 

"Tudo o que você deixa sem atenção vai, aos poucos, se desfazendo." 

A intensidade passou a ser a forma mais adequada de vivenciar diferentes momentos. Ser intenso é estar plenamente centrado e focado, distante da distração e da superficialidade. Uma pessoa atenta constrói laços, mistura a eternidade com o cotidiano, está no hoje mas tem consciência quanto ao amanhã. Tudo na vida passa pelo cuidado. Onde o descuido ocupa espaço, a destruição vai se apresentando. A semente precisa ser regada para germinar. A planta suspira pela luz, a terra seca aguarda a chegada da chuva para se refazer. Uma amizade amadurece e se plenifica pela mútua atenção. O amor só se perpetua pela alegria da fidelidade, assim como a fé se sustenta através da oração. 

O cuidado é condição para que a vida se desenvolva de forma natural. O diálogo, em todos os tempos, fortaleceu vínculos, entrelaçou sentimentos e alimentou a esperança. Poucos percebem o enfraquecimento daquelas promessas, que já ocuparam o pensamento dia e noite. Ninguém deixa de amar de um dia para o outro. As crises fazem parte da existência, mas elas não surgem do nada. Praticamente tudo na vida é processual, segue um caminho, adquire gradualmente volume. Mas o inverso também é uma realidade: cada vez menos, até chegar no nada. O amor tem diferentes estágios de manifestação. O ideal do amor é alcançar a maturidade, superando a etapa da paixão. 

A passagem dos dias vai proporcionando modos diferentes de sentir. O ontem não pode ser o único parâmetro para avaliar ou validar o hoje. O essencial precisa de atenção e cuidado contínuo. Não basta ser cuidadoso com o que é material. Sentimentos e compromissos afetivos necessitam ser regados diariamente. Ser feliz é uma questão de cuidado. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço! 

Leia também
Frei Jaime: distante de qualquer exagero pessimista, a maioria é adepta da acomodação
Frei Jaime: a coragem de todos os dias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros