Frei Jaime: confiar em alguém é o melhor jeito de aliviar dores existenciais - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião 04/02/2019 | 07h16Atualizada em 04/02/2019 | 07h16

Frei Jaime: confiar em alguém é o melhor jeito de aliviar dores existenciais

A comunicação está na essência do ser humano

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A segunda-feira se apresenta e convida para recomeçar... Uma nova semana está à espera de todos... Que o ânimo e a esperança impulsionem todos os momentos... Manter a paz no coração é o segredo e a chave para abrir infinitos caminhos e possibilidades... Vamos lá! 

"E a gente guarda tantas coisas calado e não conta para ninguém."

A comunicação está na essência do ser humano. Além das palavras, tudo fala, especialmente os movimentos do corpo. Por outro lado, guardar segredos é uma qualidade que merece um profundo respeito. Alguns fatos e até sentimentos ficam reservados no baú da privacidade. Afinal, nem tudo necessita ser revelado ou detalhado. Algumas pessoas falam somente o necessário, outras externalizam até mesmo o que não existiu concretamente. Não há uma regra que determina como cada um deve proceder com aquilo que é somente seu. Mas o bom senso consegue dar as devidas dimensões. Ser extremamente reservado não faz bem, mas o contrário pode comprometer a elegância do ato de existir. 

A própria depressão é, em parte, uma consequência de sentimentos que não foram verbalizados e trabalhados adequadamente. Os extremos são sempre preocupantes. Falar demais ou quase nada respinga nas posturas, nos encaminhamentos e nos relacionamentos. Saber para quem falar aquilo que é particular e peculiar é uma arte e, ao mesmo tempo, uma loteria. As decepções, quanto à confidencialidade, formam grandes volumes. Muitas amizades foram desfeitas por falta de fidelidade para com o silêncio solicitado.

Revelações pessoais são segredos que o ouvido acolhe e o coração guarda. É um privilégio ser confidente de alguém. Afinal, a outra pessoa confiou totalmente e, sem dúvida, espera que o segredo seja guardado para além do tempo. Apesar de existir uma gama incontável de formas e meios de comunicação, confiar em alguém continua sendo o melhor jeito de aliviar algumas dores existenciais e reunir uma porção adequada de esperança, para dar continuidade à vida. Por outro lado, ficar calado não é ruim, mas exige uma estrutura interior permeada de muita paz e serenidade. Sim, um pouco de silêncio faz um bem enorme. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Frei Jaime: distante de qualquer exagero pessimista, a maioria é adepta da acomodação
Frei Jaime: a coragem de todos os dias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros