Fiscalização de Trânsito de Caxias terá medidor de transparência de películas - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Compra encaminhada11/02/2019 | 12h06Atualizada em 11/02/2019 | 12h09

Fiscalização de Trânsito de Caxias terá medidor de transparência de películas

Uso do aparelho é inédito em blitze e abordagens nas vias municipais

Fiscalização de Trânsito de Caxias terá medidor de transparência de películas Roni Rigon/
Fiscalização terá à disposição dois medidores de transmitância luminosa Foto: Roni Rigon

 A Fiscalização de Trânsito de Caxias do Sul vai adquirir dois medidores de transmitância luminosa para uso em blitze e outras abordagens dos agentes. O equipamento permite verificar o nível de transparência das películas aplicadas nos vidros dos veículos.

O uso do aparelho é inédito nas ações da Fiscalização de Trânsito e será implantado devido à quantidade de veículos fora dos padrões identificados pelos agentes. Segundo o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, muitos veículos utilizam películas no para-brisa (vidro dianteiro) com transparência inferior aos 70% a 75% exigidos pela legislação. Nos vidros laterais e traseiros, a aplicação é permitida desde que haja transparência mínima de 28%.

— O fiscal não pode multar sem ter algum tipo de medição, por isso encaminhamos a compra do medidor. Sabemos que existe uma questão de segurança, já que a película impede o bandido de enxergar o que há dentro do veículo, mas nosso objetivo é fiscalizar o vidro da frente, que muitas vezes torna difícil o motorista enxergar. Os outros, não pretendemos ficar medindo.

O uso de película fora dos padrões também prejudica a própria fiscalização, já que em alguns casos, o fiscal não tem visibilidade interna do veículo que será abordado.

— Muitas vezes, quando o motorista para na blitz não sabemos o que tem dentro — afirma Cristiano.

O processo de compra dos dois equipamentos já foi aberto e as propostas das fornecedoras interessadas serão conhecidas no próximo dia 21. Os valores dependem dos lances ofertados pelas concorrentes.

Leia também
Idosa transportada pelo Samu morta em acidente em Garibaldi se recuperava de AVC
Calor segue, mas segunda-feira pode ter temporais e queda de granizo no RS

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros