Faltando pouco mais de uma semana para o início da Festa da Uva, as principais rodovias estaduais de acesso a Caxias do Sul seguem com problemas de manutenção em alguns trechos e não há perspectiva de melhorias. A justificativa, segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), segue sendo a falta de asfalto.
Leia mais
Daer negocia fornecimento de asfalto para retomar obras na Serra
Em nota, o departamento afirmou que "o governo do Estado está buscando os recursos disponíveis para que o fornecimento de asfalto seja normalizado, garantindo o ritmo desejado das obras".
O fornecimento de asfalto ao Daer foi interrompido no fim do ano passado. Segundo o diretor geral do departamento, Rogério Uberti, o aumento de preço fez com que o órgão não conseguisse dar conta do pagamento à empresa fornecedora. A regularização dos repasses depende de atualização dos contratos. De acordo com Uberti, não era possível prever o aumento, que ficou na casa dos milhões de reais.
A paralisação afeta não apenas serviços de manutenção, mas também obras do Daer em todo o Estado. Na Serra, as principais são a reformulação do acesso a Forqueta, no ponto onde ficava o antigo pedágio de Farroupilha, e o novo trevo de acesso à Fazenda Souza, na Rota do Sol.
Entre 2017 e 2018 trechos da ERS-122 e da RSC-453 passaram por obras de recapeamento, mas ainda há pontos com o asfalto bastante deteriorado.
Leia também
Idosa transportada pelo Samu morta em acidente em Garibaldi se recuperava de AVC
Calor segue, mas segunda-feira pode ter temporais e queda de granizo no RS
Fiscalização de Trânsito de Caxias terá medidor de transparência de películas