Prefeitura vai licitar empresa para revitalizar abrigos de ônibus em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mobilidade08/01/2019 | 19h16

Prefeitura vai licitar empresa para revitalizar abrigos de ônibus em Caxias

Edital está em fase de elaboração e prevê melhorias em 49 terminais da área central

Prefeitura vai licitar empresa para revitalizar abrigos de ônibus em Caxias Roni Rigon/Agencia RBS
Estação em frente à Praça Dante Alighieri é uma das que será revitalizada assim que uma empresa for escolhida para o serviço Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul vai lançar edital para licitar uma empresa que ficará responsável pela revitalização de 49 estações de ônibus em 14 ruas da área central da cidade.

Leia mais
Apesar de repasse da Visate à prefeitura, faltam paradas de ônibus em Caxias do Sul

O último contrato com a empresa que prestava o serviço de manutenção venceu em julho de 2015. À época, o contrato não foi prorrogado, nem foi feito novo processo licitatório. Em novembro de 2016, a prefeitura lançou edital, mas associava o serviço à exploração de propaganda nos terminais e não houve interessados.

Desta vez, o termo foi elaborado pela secretaria para ter vigência de um ano, prevendo pagamento pelo trabalho no valor de R$ 670,4 mil que sairá do Fundo Municipal de Transportes (Funtran). O dinheiro do fundo vem do valor da passagem paga pelo usuário. A Viação Santa Tereza (Visate), concessionária do transporte público urbano na cidade, recolhe 1% do faturamento bruto da empresa, o que equivale, em média, a R$ 97 mil por mês, em forma de uma taxa de gerenciamento que é repassada à prefeitura. O destino, previsto em lei, é a melhoria no sistema de transporte. Ou seja, quando o usuário paga a passagem, 1% da tarifa é depositada na conta do Funtran.

O edital está em elaboração na Central de Licitações da prefeitura (Cenlic) sem data para lançamento. A previsão inicial era de que ocorresse até o final do ano, mas atrasou devido à burocracia e da fila de outros processos. Segundo o secretário Cristiano de Abreu Soares, a equipe da secretaria fez um levantamento nas paradas e apontou o que é necessário para recuperar as estações. O processo a prevê que a empresa vencedora forneça os materiais e execute os serviços de iluminação, limpeza e pintura, entre outros, já que os abrigos estão em mau estado de conservação, desgastados e com diversas partes quebradas, conforme avaliação da própria secretaria.

– É uma reforma geral em todas essas estações – avaliou o secretário. 

O secretário explica que em relação aos abrigos nos bairros mais afastados do centro, existem unidades disponíveis para serem instaladas, mas, via de regra, os moradores não querem ter uma parada em frente a sua casa. Ele conta que, recentemente, um cidadão ligou para a secretaria pedindo para que o abrigo fosse retirado.

Confira quais as estações serão contempladas: 

:: Avenida Júlio de Castilhos (entre a Conselheiro Dantas e a Humberto de Campos)
:: Avenida Itália (próximo às ruas Teixeira Mendes e La Salle)
:: Avenida Rossetti (próximo à rua Moreira Cesar)
:: Rua Sinimbu (próximo às ruas Coronel Flores, Visconde de Pelotas, Alfredo Chaves, Pedro Tomasi, Vereador Mario Pezzi, Treze de Maio, Angelina Michelon, Moreira Cesar e Marquês do Herval)
:: Rua Pinheiro Machado (próximo às ruas Vereador Mário Pezzi, Andrade Neves, Borges de Medeiros, Moreira Cesar, Feijó Junior, Dr. Bozano, Henrique Cia, Visconde de Pelotas e Marechal Floriano)
:: Rua Treze de Maio (próximo à rua Pinheiro Machado)
:: Pio XII (próximo às ruas Evaristo de Antoni e Ângelo Chiarello)
:: Rua Moreira Cesar (próximo às ruas Balduino D'Arrigo, Mariana Prezzi, Guilherme Adamatti, Ernesto Alves, Pinheiro Machado com a Bento Gonçalves, Avelino Adamatti e José de Carli)
:: Rua Garibaldi (próximo à ruas ruas Dal Canalle e Dezoito do Forte e Antônio Prado)
:: Rua Marechal Floriano (próximo às ruas Tronca, Antônio Prado, Dezoito do Forte, Sinimbu, Pinheiro Machado, Ernesto Alves, José Soares de Oliveira e Isidoro Mari)
:: Rua Visconde de Pelotas (próximo às ruas Carlos Dutra Viana e Duque de Caxias)
:: Rua Bento Gonçalves (próximo às ruas Visconde de Pelotas e Dr. Montaury e Marechal Floriano)
:: Rua Feijó Júnior (próximo à avenida Júlio de Castilhos)
:: Rua Dr. Montaury (entre a Bento Gonçalves e Pinheiro Machado)

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros