Frei Jaime: a gratidão é um dos mais significativos sentimentos humanos - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião 30/01/2019 | 06h00Atualizada em 30/01/2019 | 06h00

Frei Jaime: a gratidão é um dos mais significativos sentimentos humanos

O ser humano não deveria declinar da oportunidade de agradecer

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre alentador... é impressionante como o sono é restaurador... a cada novo dia a impressão é de estar nascendo novamente... Então, que possamos ser novos neste novo dia! Vamos lá! 

"Sempre há uma razão para ser grato." 

A gratidão é um dos mais significativos sentimentos humanos. Quem sabe agradecer é capaz de sintetizar, dentro de si, a melhor das energias. A própria felicidade está atrelada ao ato de agradecer. A educação familiar ensina insistentemente o adequado uso da palavra ‘obrigado’. Porém, somente o coração é capaz de fazer ressoar o que vai para além das palavras. Afinal, não são somente os outros que necessitam ouvir as diferentes expressões da gratidão. O ser humano não deveria declinar da oportunidade de agradecer. Quem expressa gratidão está ajudando a si mesmo no ato de reconhecer que, além do esforço pessoal, tem alguns fatores e outras pessoas que favoreceram o alcance da respectiva meta ou objetivo. O esforço pessoal é fundamental, mas a ajuda dos demais é extraordinária, na hora de arregaçar as mangas e ir ao encontro da vitória.

A gratidão não depende da proporção ou do tamanho do benefício recebido. Quando alguém conserva dentro de si a sensibilidade, os pequenos detalhes passam a provocar admiração, reconhecimento e louvor. O simples fato de estar respirando deveria fazer brotar atitudes de ação de graças. As razões que inspiram a gratidão dependem muito do modo como cada um abraça a própria vida. As pessoas mais humildes são mais propensas à alegria e ao reconhecimento, quando estão diante de ações que agregam benefícios. É maravilhoso conviver com pessoas agradecidas: a satisfação é espontânea, a alegria tornar-se intensa e a paz toma conta dos diferentes espaços. 

O ato de agradecer não cansa e nem esgota, exalta e torna nobre a existência. As pessoas que assimilam e praticam a gratidão estão sempre bem humoradas e dispostas. Pode agradecer não é uma obrigação, mas um privilégio que ilumina os dias e os que estão por perto. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Frei Jaime: distante de qualquer exagero pessimista, a maioria é adepta da acomodação
Frei Jaime: a coragem de todos os dias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros