Padre Fábio Piazza chega aos 100 anos com missa e festa em Caravaggio, em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

História04/12/2018 | 20h06Atualizada em 05/12/2018 | 08h45

Padre Fábio Piazza chega aos 100 anos com missa e festa em Caravaggio, em Farroupilha

Padre Fábio completará nesta semana, também, 68 anos de sacerdócio

Padre Fábio Piazza chega aos 100 anos com missa e festa em Caravaggio, em Farroupilha Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Manter-se com a mente ocupada, trabalhar pelo bem da comunidade e rezar bastante. Fórmula secreta para chegar aos 100 anos com saúde não há, garante padre Fábio Thomás Piazza, mas seguir estes conselhos pode assegurar dias mais saudáveis e também a tão sonhada longevidade. Centenas de pessoas, entre amigos e familiares, são aguardadas nesta quarta-feira no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, para abraçar padre Fábio e celebrar seu século de vida. Haverá missa e almoço _ e mesmo com as limitações de saúde, não abre mão de presidir a celebração da missa de seu centenário.

— Ele escreve todas as homilias (sermões) que fala nas missas na máquina de escrever. A que ele lerá na missa dele, já está pronta há dias — conta o amigo e colega Leandro Ávila, assessor do Santuário.

O santuário é casa de padre Fábio desde 2011. É a terceira passagem nessa igreja _ já atuou como vigário cooperador e administrador em 1980 e 1984, respectivamente. Natural do distrito farroupilhense de Nova Milano, seus avôs foram alguns dos primeiros a chegar em Farroupilha e tornar a cidade em berço da imigração italiana. Iniciou sua caminhada religiosa em 1951, como vigário paroquial na paróquia São Pelegrino. O seu mentor dentro da igreja era Eugênio Ângelo Giordani, o famoso padre Giordani. Foi ele quem incentivou as primeiras visitas de Piazza aos doentes. Naquela época, no início da década de 1950, usar batina escura e se deslocar a cavalo entre as comunidades eram tarefas comuns a um sacerdote. No entanto, Piazza não esperava que Giordani o incentivasse a pilotar uma motocicleta para desbravar os diferentes bairros caxienses.

— Eu sequer havia andado de bicicleta. É claro que cai no barro durante o trajeto até o Burgo (bairro Jardelino Ramos), uma moradora me levou água para me ajudar. O padre Giordani me disse quando voltei, todo enlameado: "Se machucou? Não? Então seguimos em frente" — diverte-se.

O Jardelino Ramos, popular Burgo, é um dos bairros pelos quais Piazza nutre mais carinho em Caxias. Pela simplicidade das pessoas e pela forma como era tratado, ele diz:

— Não há uma única noite que eu não lembre do Burgo e não reze por ele. É um lugar de muitos problemas, mas de muito carinho. Diga a eles que tenho saudades.

 FARROUPILHA, RS, BRASIL 04/12/2018Padre Fabio Piazza completará 100 anos e ainda está ativo dentro das atividades da igreja, na foto o padre selebra a missa no Santuário de Caravaggio em Farroupilha. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Padre Fábio completará nesta semana, também, 68 anos de sacerdócio. Além de passagem por cidades gaúchas, ele também trabalhou em municípios do Mato Grosso do Sul. Em Farroupilha, chegou a implantar projetos na indústria calçadista em que rezava o terço mariano durante o intervalo dos funcionários. Neste ano, chegou a ficar hospitalizado após sofrer um AVC, mas retornou às atividades com saúde. Por isso, a festa serve para a comunidade comemorar o retorno feliz de Piazza à igreja. 

— Para nós, é uma honra termos o padre Fábio em nosso meio. Alguém que dedicou-se profundamente ao cuidado das pessoas, ao pastoreio. Sabemos que aos 100 anos, ele ainda serve à igreja com alegria e disposição—  observa o vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul, Leonardo Inácio Pereira. 

Acompanhe

A celebração pelos 100 anos de padre Fábio Piazza ocorre às 11h no santuário. Haverá transmissão da Rádio Miriam AM e pelas redes sociais do santuário. 

Leia também
Caminhão dos bombeiros de Caxias comprado há dois anos nunca foi usado
Vereador diz que fará serviço comunitário no recesso
VÍDEO: acendimento das luzes da árvore de Natal na Praça Dante em 1968

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros