Início de construção de centro de bem-estar animal em Caxias ficará para 2019 - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Obra de R$ 2 milhões12/12/2018 | 12h33Atualizada em 12/12/2018 | 16h37

Início de construção de centro de bem-estar animal em Caxias ficará para 2019

Em coletiva de imprensa no início do ano, prefeito Daniel Guerra apresentou começo da obra como uma das metas para 2018

Início de construção de centro de bem-estar animal em Caxias ficará para 2019 Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Animais atualmente abrigados no canil de Caxias do Sul Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

 CORREÇÃO: mais de mil denúncias de maus-tratos com animais foram averiguadas desde a metade do ano passado em Caxias do Sul. A informação incorreta permaneceu publicada das 12h32min às 16h34min desta quarta-feira. 

O Centro de Bem-Estar Animal de Caxias do Sul deve começar a ser construído em março de 2019. Essa é a previsão da diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio-Ambiente, Marcelly de Souza Paes. O começo da construção do centro foi destacado pelo prefeito Daniel Guerra em coletiva de imprensa em fevereiro como uma das metas para 2018.

Segundo Marcelly, os trabalhos complementares no terreno já foram feitos, como o estudo de profundidade do solo. Mas apenas neste mês deve ser lançada a licitação para a construção propriamente dita do complexo, que terá um centro clínico para atendimento dos animais e outro centro de apoio para os funcionários, além de canis, baias para abrigar cavalos, gatil e um local de quarentena para animais com doenças infecto-contagiosas. 

— Nosso maior foco é a qualidade de vida daqueles animais. Temos animais que nascem no canil e morrem no canil sem nunca ter sido adotados. O objetivo, então, é que eles tenham uma melhor qualidade de vida. Estejam bem, confortáveis — explica, observando que não haverá mais animais acorrentados como ocorre atualmente.

O centro será construído no mesmo terreno atualmente utilizado pelo canil municipal, em São Virgílio da 6ª Légua. O valor da construção é estimado em cerca de R$ 2 milhões e o tempo  previsto para as obras é de um ano e meio. A meta estabelecida pelo prefeito é ter o centro pronto até o final da gestão, em 2020. São abrigados no canil atualmente cerca de 950 cães e 50 gatos.

Conforme Marcelly, mais de mil denúncias de maus-tratos foram averiguadas desde a metade do ano passado em Caxias do Sul. Desde o início do Projeto Adote por Amor da prefeitura,  em fevereiro de 2017, mais de 400 animais foram adotados.

Leia também
Prefeito de Caxias do Sul apresenta obras para 2018
Em média, 16 animais são adotados por mês em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros