Grupo RBS integra redações de rádio, TV e jornal em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Jornalismo20/12/2018 | 17h37Atualizada em 20/12/2018 | 17h37

Grupo RBS integra redações de rádio, TV e jornal em Caxias do Sul

A partir desta quinta, oficialmente, veículos passam a atuar juntos em coberturas e operações

Grupo RBS integra redações de rádio, TV e jornal em Caxias do Sul Lucas Amorelli/Agencia RBS
Em único ambiente, os jornalistas da RBS TV, Rádio Gaúcha e jornal Pioneiro trabalham integrados na produção de conteúdos Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Na tarde desta quinta-feira, o Grupo RBS oficializou a integração das redações da Rádio Gaúcha Serra, RBS TV Caxias, do jornal Pioneiro e da Atlântida Serra em um único espaço. As equipes de comercial e circulação também passam a atuar no mesmo prédio, situado na Rua Bento Gonçalves, 1.563. Caxias é a primeira praça do interior do Estado a passar pela mudança, que começou por Porto Alegre, com o projeto que gerou GaúchaZH. Mas, para além disso, a cidade serrana é pioneira ao unir ao processo também a TV.

– É um ciclo que começa. Estamos integrando as operações e as redações de televisão, de rádio, de jornal, de digital, no momento em que Caxias está recomeçando a ter uma economia pujante. Foram muito difíceis os últimos anos e há uma expectativa grande em relação aos próximos. Neste momento, a RBS faz um investimento importante em Caxias, fazendo a sua parte nessa economia, cumprindo o seu papel de fortalecer a imprensa, nesse local, que, agora, terá um novo impulso. Esperamos ter muitos frutos. Acreditamos no nosso propósito que é fazer um jornalismo que seja relevante para a comunidade, importante e que melhore a vida de quem mora aqui. Queremos trazer muitas notícias boas para Caxias do Sul em 2019 – avaliou Marta Gleich, diretora de jornalismo Jornais e Rádio.

Para Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, com a integração, a ideia é, a partir do ano que vem, descobrir novos produtos e produzir novos conteúdos.

– Juntar essas redações com tantos talentos que temos em Caxias vai nos oportunizar construir mais produtos locais e de qualidade. Juntos seremos capazes de produzir mais conteúdo. Estamos em um momento importante de renovação de linguagem, de construção de narrativas mais multimídia – necessidades do nosso público – que só conseguiremos atingir de tivermos um time integrado – ponderou Andiara.

Para tornar a integração possível, o Grupo RBS investiu na reforma do prédio do Centro. A obra durou seis meses. Desde o dia 10 de dezembro e, oficialmente, de ontem, o prédio passou a abrigar os três veículos do grupo na cidade. A cobertura foi ampliada em uma hora diária. Os ouvintes da Gaúcha Serra começaram a se familiarizar com a voz dos jornalistas do Pioneiro, que têm participações na programação da rádio com notícias direto da redação integrada. O Pioneiro também pode ser lido por meio de um novo aplicativo que permite uma melhor experiência de folhear o jornal digital. Ganhos para o público e os anunciantes.

E mais novidades estão previstas para 2019. A gerente de jornalismo da RBS Caxias, Andreia Fontana, prospectou projetos que devem ser implementados no ano que vem. Entre as iniciativas está uma nova forma de cobertura do Gauchão 2019, a partir de janeiro, e os 50 anos da RBS TV Caxias, em fevereiro.

– Temos certeza que faremos muitas coisas juntos para que as pessoas se sintam abraçadas por nós. E que façamos o que nos propomos, que é transformar o mundo em um lugar melhor. Que 2019 venha com muitos desafios – disse Andreia, durante a cerimônia de inauguração.

Leia também:
Assinado decreto que unifica números de emergência no RS

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros