Frei Jaime: os segredos do avesso - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião06/12/2018 | 06h00Atualizada em 06/12/2018 | 06h00

Frei Jaime: os segredos do avesso

 O mistério envolve a existência

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... recompondo os movimentos, ordenando os pensamentos... recomeçar é uma dádiva, um privilégio... que a paz seja a inspira para todos os momentos desta quinta-feira! Amém!

"O avesso não é tão bonito, mas é mais esclarecedor, pois deixa ver como são dados os pontos." (A. Schopenhauer).

O mistério envolve a existência. Para além das aparências, há um universo a ser desvendado, detalhes jamais vistos, cenários praticamente desconhecidos. Viver é revelar-se, através de um processo de que tenta resgatar as profundezas do ser. As pessoas surpreendem e encantam, quando aceitam evidenciar a essência. Os mais expansivos são capazes de abrir as janelas e as portas da privacidade, no intuito de favorecer a convivência e intensificar os laços de pertença. Algumas pessoas, ao invés, são reservadas, pouco falam de si, observam antes de emitir opiniões, são discretas de manhã à noite. As diferenças provocam curiosidade, remetem ao silêncio, multiplicam perguntas, mesmo que as respostas sejam escassas. 

Se fosse possível ver as pessoas 'por dentro', não existiriam tantos equívocos, a plasticidade seria outra. O avesso nem sempre é bonito, mas sempre será esclarecedor. O outro lado de um bordado, por exemplo, nada mais é do que um amontado de fios cruzados, todos no seu devido lugar, garantindo uma intocável beleza e uma singela harmonia. A imposição da aparência tem deixado pouco espaço para que um se revele naturalmente, dando pequenas amostras da incrível essência, presente na interioridade. 

As pessoas deveriam se conhecer também pelo lado avesso, ao menos em algumas ocasiões. Certamente muitas distâncias seriam eliminadas, os desencontros não seriam tão frequentes e o amor iria circular dentro do universo da normalidade. O avesso não se destaca pela beleza, mas pela clareza. A compreensão é capaz de reunir o melhor de cada um, para garantir a identidade e celebrar a alegria do existir. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!         

Leia também
Curta "Antônio e os Seus" estreia em Caxias nesta quarta em Caxias
Bate-papo a obra Clarice Lispector ocorre sábado, no Instituto Cultural Taru, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros