Bombeiros não têm escada Magirus em operação na Serra - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Farroupilha 28/12/2018 | 19h40Atualizada em 28/12/2018 | 19h40

Bombeiros não têm escada Magirus em operação na Serra

Na explosão seguida de incêndio em um apartamento em Farroupilha, um guincho particular foi utilizado

Bombeiros não têm escada Magirus em operação na Serra Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O Corpo de Bombeiros não dispõe de autoescada mecânica em funcionamento na Serra. O equipamento, conhecido como escada Magirus, é usado para salvamentos em locais de difícil acesso ou combate a incêndio em pontos altos, como edifícios, por exemplo. Na última quarta-feira, na explosão seguida de incêndio em um apartamento em Farroupilha, um guincho particular foi utilizado pelos bombeiros no combate às chamas. 

 Leia mais
Perícia avalia necessidade de interdição de edifícios no entorno de prédio atingido por explosão em Farroupilha
"Parecia que tinham jogado uma bomba", conta empresário que ouviu a explosão em prédio de Farroupilha
Vazamento de gás teria causado explosão e incêndio em Farroupilha, afirmam bombeiros  

Na região, existem duas em manutenção: em Bento Gonçalves e Vacaria. O 5° Comando de Bombeiros Militar não informou desde quando a região está sem equipamentos e nem quando serão consertadas e colocadas em uso.

Conforme o comandante do 5° Comando de Bombeiros Militar, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, a autoescada deveria compor o material à disposição de cada quartel, em um cenário ideal. No entanto, ele explica que diante do contingenciamento de recursos e da pequena quantidade de casos que exige o emprego deste equipamento, ele não figura como uma prioridade.

— Uma autoescada mecânica, se fosse adquirida nova, custaria em torno de R$ 5 milhões. Um investimento bastante alto, que exigiria deixarmos de adquirir outros equipamentos mais necessários. Não que ele não seja necessidade, ele apenas não é a prioridade um. Passa a ser uma prioridade a médio prazo, de acordo com a capacidade financeira tanto do município quanto do Funrebom (Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros) — explicou Pinheiro. 

As escadas Magirus mais próximas da Serra, conforme o comandante, estão em municípios do Vale dos Sinos. Entre São Leopoldo e Caxias do Sul, por exemplo, são cerca de 90 quilômetros de distância e cerca de uma hora e meia para o deslocamento. O comandante salienta que a autoescada mecânica é necessária, mas explica que em uma cidade verticalizada como Caxias, o alcance também pode ser limitado. Segundo ele, o equipamento disponível pode chegar a 18 metros, o que equivale a seis andares. 

De acordo com o tenente-coronel, a situação em Farroupilha não exigiria a utilização da autoescada mecânica:

— Até que chegasse no local da ocorrência, se colocasse na condição de uso, provavelmente já teriam sido controladas as chamas.  

A área de abrangência do 5º Comando de Bombeiro Militar é de 49 municípios, com quartéis em nove deles.

Dono emprestou guincho na ocorrência em Farroupilha

Gustavo Colombo, dono da empresa que forneceu o equipamento na ocorrência em Farroupilha, conta que recebeu três chamados de pessoas que estavam próximas ao local e pediam o auxílio para o resgate de moradores do prédio. Em contato com os bombeiros, foi informado que todos já estavam a salvo, mas emprestou, gratuitamente, um guincho com cesto para o auxílio no combate às chamas. Segundo ele, quando chegou ao local cerca de 15 minutos depois dos primeiros chamados, o incêndio já estava praticamente controlado. 

—  Eu fiquei lá em torno de uma hora. A equipe dos bombeiros fez um bom trabalho na hora. Quando eu cheguei, o incêndio já estava quase solucionado. Só tinham alguns focos. Eu aproximei o guincho para eles fazerem o combate de fora para dentro, mas em questão de minutos já tinham resolvido. Eram dois (bombeiros) que subiram no cesto. Um auxiliava e um com a mangueira para direcionar água às chamas — conta. 

 Leia também:
O melhor Natal dos últimos quatro anos
Andreazza abre 60 vagas de emprego em Caxias do Sul
Prazo para quitação do IPVA com desconto máximo termina na sexta

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros