Assim como Caxias do Sul, cidades da Serra registraram as maiores temperaturas do ano na terça-feira - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Clima12/12/2018 | 10h03Atualizada em 12/12/2018 | 10h03

Assim como Caxias do Sul, cidades da Serra registraram as maiores temperaturas do ano na terça-feira

Em Garibaldi, por exemplo, máxima registrada foi de 36°C

Assim como Caxias do Sul, cidades da Serra registraram as maiores temperaturas do ano na terça-feira  Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Em São Marcos, máxima registrada foi de 34°C Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Não apenas Caxias do Sul teve altas temperaturas registradas nesta terça-feira. Outras cidades da Serra marcaram em seus termômetros máximas acima de 30°C, de acordo com informações da Somar Meteorologia.

Leia mais
Caxias do Sul registra o dia mais quente do ano nesta terça-feira

Apesar de nem todos os municípios da Serra terem estações próprias, dados interpolados de estações meteorológicas próximas registraram temperaturas de até 36°C, como foi o caso de Garibaldi. Farroupilha e Carlos Barbosa tiveram máxima de 35°C, seguida de São Marcos  com registro máximo de 34°C. 

Três municípios com estações próprias também ultrapassaram os 3o°C: Bento Gonçalves, com 33,5°C, Canela, com 31,5°C, e Vacaria, que atingiu a máxima de 31,2°C. Porto Alegre, capital do Estado, também registrou seu dia mais quente do ano na terça-feira, com máxima de 37,4°C. 

De acordo com o meteorologista Caio Guerra, essa onda é calor é comum nessa época do ano, poucos dias antes do início do inverno:

— A gente está na primavera, mas falta menos de 10 dias para o verão. Então temos mais atividade solar. Dessa vez, ventos que sopram do Norte trouxeram esse ar mais aquecido para a região da Serra e também a metropolitana. Antes da frente fria que se aproxima agora, também tínhamos uma condição de pré-frontal, onde as temperaturas dão uma elevada rápida antes de chegada da chuva e dos temporais. Resultado disso foi um calor bastante elevado, com recorde de temperatura.

Em 2017, um evento similar, também pouco antes do início do verão, resultou no registro de temperaturas acima dos 30°C. Nos dias 16 e 17 de dezembro, Caxias do Sul registrou, respectivamente, 34°C e 31°C. Em 2016, a máxima do ano também ocorreu nessa época do ano, registrando 31°C.

— Não é um evento que ocorre todos os anos, mas é comum — afirma Guerra.

Leia também
Freis Capuchinhos darão bênção de fim de ano na Praça Dante, em Caxias
Custo com CCs de comissões da Câmara de Vereadores deve passar de R$ 700 mil ao ano
Dependente químico pediu um presente de Natal em 2017 e ganhou uma nova chance de viver

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros