Voluntários programam festas para deixar o Natal mais alegre em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Solidariedade21/11/2018 | 10h13Atualizada em 21/11/2018 | 10h46

Voluntários programam festas para deixar o Natal mais alegre em Caxias

Eles arrecadam comida, bebida e presentes para tornar o mês de dezembro mais feliz para milhares de crianças

Voluntários programam festas para deixar o Natal mais alegre em Caxias Felipe Nyland/Agencia RBS
Elizabete promoveu sua primeira festa há 16 anos, e nesta edição pretende presentear 1,2 mil crianças Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

É claro que a distribuição de presentes e guloseimas não é o principal mote do Natal, mas a solidariedade pode, sim, ajudar a tornar mais alegre a época natalina. Agora é a hora em que muitos voluntários começam a arrecadar comida, bebida e presentes para tornar o mês de dezembro mais feliz a milhares de crianças. É o caso da aposentada Elizabete Pichkler Oliveira, 70 anos, moradora do bairro Santa Fé. 

Elizabete, que chegou em Caxias do Sul na década de 1970 com filhos e marido, em busca de uma vida mais digna, já se tornou conhecida pela organização dessas festas. A região Norte da cidade sabe: em dezembro, ela abre as portas de casa e oferta delícias para milhares de crianças. Será na modesta garagem de casa que cerca de 1,2 mil crianças receberão, quem sabe, seu único presente do Papai Noel. 

– Minhas crianças tinham muita vontade de comer as coisas gostosas antigamente. E eu pensei: hoje, que a gente pode comer o que tem vontade, vamos ajudar os que ainda não conseguem ganhar um doce, um presente – conta.

Foi há 16 anos que ela organizou a primeira festa. Uma torta de 50 quilos, de pão de ló com chocolate e coco, deveria servir a pouco mais de 200 crianças: 

– Minha comadre me avisou: olha, prepara mais que vai surgir muita criança. Quando vimos, servimos 400 crianças. Não faltou para ninguém, mas vimos que precisava de uma ação assim aqui no bairro.

É a sensação de que, em pelo menos um dia do ano, nenhuma criança do Santa Fé passará fome que motiva Elisabete a pedir ajuda à comunidade. A Rua Albino Santini, na frente da escola Angelina Sassi Comandulli, ficará pequena para tanto carinho que a mãe de nove filhos distribuirá. E para isso, ela pede ajuda:

– Qualquer doação, por menor que seja, nos ajuda. Um dia do ano, as crianças vão comer tudo que tiverem vontade. 

COMO AJUDAR

:: A festa ocorrerá dia 9 de dezembro na Rua Albino Santini, 169, bairro Santa Fé (na frente da casa de dona Elizabete). 

:: Ela precisa de doações de refrigerante, milho verde, ervilha, massa de tomate, brinquedos, balas e pirulitos.

:: É possível combinar as doações pelo telefone (54) 3217-1350, ou entregar na moradia de Elizabete, que fica na frente da escola Angelina Sassi Comandulli.

A solidariedade curou Clair

A aposentada Clair de Fatima de Paula Neri, 53, transformou o luto em uma missão: tornar feliz o período natalino para crianças carentes. Clair se deprimiu e adoeceu após a morte da mãe, dona Rosa, há 25 anos. Na época, não conseguia sequer comer. Em um sonho, pouco tempo depois, dona Rosa ensinou à filha:

— Ela me dizia para eu não chorar mais e fazer algo pelos outros, pelas crianças, que ia me fazer bem.

Na primeira festa, há 23 anos, 70 crianças compareceram. A aposentada pagou do próprio bolso a comida e os presentes. Ano a ano, ela ganhou popularidade e logo, empresários a procuravam para participar do evento. Em um caderninho, Clair contabiliza gastos, anota nomes de colaboradores. A função começa em outubro e deu novo sentido à vida de Clair.

— Eu peço ajuda de empresários, de donas de casa, vou na padaria. É um quilo de bala aqui, um refrigerante ali, toda ajuda é bem-vinda — diz.

No ano passado, o gesto de uma criança a emocionou. O filho de um empresário entregou um cofrinho recheado de moedas acumuladas durante o ano. Era pouco mais de R$ 150, com os quais Clair pode comprar brinquedos para as crianças. 

— Para mim, isso é o Natal, não é?

 CAXIASV DO SUL, RS, BRASIL 20/11/2018Senhora Clair de Fátima de Paula arrecada brinquedos e comida para distribuir no Natal. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Clair de Fátima de Paula Neri arrecada brinquedos e comida para distribuir no NatalFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

COMO AJUDAR

:: A festa do bairro Pôr do Sol acontece dia 16 de dezembro, das 14h às 18h, na Rua Belmiro Zanrosso. São esperadas cerca de 2 mil crianças.

:: Clair precisa de brinquedos, refrigerante, pães, molho para cachorro-quente, peito de frango sem osso, balas, pirulitos, guardanapos e copos descartáveis. Cestas básicas também são bem-vindas.

:: Doações podem ser entregue na residência de Clair - Rua Belmiro Zanrosso, 388, ou combinar a entrega pelos telefones (54) 9.9999.4773 ou 3221.6019.

Tijuca precisa de brinquedos

Já são seis anos que voluntários se unem para alegrar a gurizada do bairro Tijuca, na zona oeste de Caxias. O 6ª Natal Solidário deve beneficiar cerca de 350 crianças e adolescentes. Para a festa ser completa, a organização pede o apoio da população para doar brinquedos. O grupo é coordenado pelo servidor público Paulo Borges e distribuirá também pipocas, cachorro-quente, picolés e refrigerantes.

– Teremos artistas e brinquedos infláveis para a gurizada se divertir. Vai ter também cortes gratuitos de cabelo – antecipa Paulo. 

COMO AJUDAR

:: A festa ocorrerá no dia 22 de dezembro, na área verde do bairro Tijuca, a partir das 14h30min.
:: A organização precisa de brinquedos novos ou usados em bom estado.
:: Para saber como entregar os brinquedos, basta combinar pelo telefone (54) 99115-9393, com Paulo.

Cinquentenário II também terá festa

A Associação de Moradores (Amob) do bairro Cinquentenário II também planeja uma festa de Natal para 350 crianças da comunidade. Esta primeira edição será no dia 15 de dezembro, com distribuição gratuita de refrigerante, cachorro-quente, pipoca, doces, algodão-doce e, claro, brinquedos.

– Já conseguimos os lanches, mas ainda precisamos dos brinquedos e de doces – conta o presidente da Amob, Róbson Paim.

COMO AJUDAR

:: A festa ocorrerá no dia 15 de dezembro, às 15h, na quadra de  esportes.
:: A organização precisa de brinquedos e doces (balas, pirulitos, etc).
:: Quem quiser doar pode entrar em contato com   Róbson Paim  (54) 99251-3803 ou Marilanda (54) 3221-0454.

Dia 1º tem festa do Sonhar Acordado

O Centro Esportivo Sesi Jacintho Maria de Godoy sedia, no dia 1º de dezembro, mais uma edição da Festa de Natal do projeto Sonhar Acordado. São esperadas cerca de 250 crianças carentes, de quatro a sete anos, estudantes de colégios municipais.

Voluntários irão entreter as crianças com atividades como piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, cama elástica, pintura de rosto, brincadeiras antigas e manuais, aplicação de flúor, além de servir lanches. Haverá encenação no nascimento do menino Jesus e chegada do Papai Noel, com distribuição de presentes.

COMO AJUDAR

:: É possível ajudar financeiramente para que sejam comprados os itens que faltam. Quem deseja fazer a doação do alimento ou brinquedo, pode combinar diretamente com a entidade via Facebook ou Instagram na página Sonhar Acordado Caxias do Sul, ou pelo telefone (54) 99900-7566, com Priscila. 

:: Doações de qualquer valor podem ser feitas na conta da entidade, na Caixa Econômica Federal, Agência 1590, Conta corrente 25240-2, CNPJ - 07.577.855.0001-29, Operação poupança - 013.

Leia também
Idosos que recebem o BPC devem entrar no Cadastro Único até dezembro
Gramado terá abastecimento de água interrompido para obras 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros