Segundo mutirão de saúde em Caxias terá 770 atendimentos em 10 especialidades - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde16/11/2018 | 14h37Atualizada em 16/11/2018 | 14h45

Segundo mutirão de saúde em Caxias terá 770 atendimentos em 10 especialidades

Iniciativa será no dia 25 deste mês Centro de Especialidades em Saúde (CES)

Segundo mutirão de saúde em Caxias terá 770 atendimentos em 10 especialidades Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A prefeitura divulgou nesta sexta-feira a lista de especialidades e o total de atendimentos que serão ofertadas no segundo mutirão de saúde deste ano em Caxias do Sul. Serão 770 assistências, entre consultas e acolhimentos, em cardiologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias, fonoaudiologia e psicologia. 

Leia mais:
Com mais de 19 mil pacientes na fila de espera, Caxias terá mutirão de especialidades em novembro

Assim como a edição anterior realizada no dia 30 de setembro, o segundo evento será em dia de passe livre no transporte coletivo urbano para facilitar o deslocamento dos pacientes até o Centro de Especialidades em Saúde (CES), que fica na Rua Sinimbu no centro da cidade. O mutirão ocorre das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Desta vez, estão programadas 208 atendimentos a mais do que no primeiro mutirão. Segundo a diretora de Especialidades da secretaria, Nicole Golin, isso será possível pela maior disponibilidade de profissionais.

Ainda conforme Nicole, as quatro especialidades presentes na edição anterior (dermatologia, hematologia, otorrinolaringologia e urologia) que foram substituídas para a próxima tiveram as demandas sanadas dando lugar a outras em que há demanda reprimida. 

Segundo a Secretaria de Saúde as consultas já estão sendo marcadas, priorizando os pacientes que aguardam atendimento há mais tempo. Na próxima semana, entre os dias 19 e 22, eles serão novamente contatados para confirmarem ou não seu interesse pela consulta. Por fim, dia 23, os pacientes serão lembrados da data e horário que devem comparecer ao CES por meio de mensagem de celular. Os três contatos são uma forma de tentar evitar faltas. O primeiro mutuirão registrou uma média de ausências de 25%. Quem desistir da consulta deve comunicar o CES pelo telefone 54 3217 8833.

Além das consultas, os pacientes do mutirão já terão a maioria dos exames solicitados pelos médicos. A Farmácia Básica também abrirá para que os pacientes possam retirar de imediato os medicamentos receitados. O Serviço Municipal de Infectologia participará novamente da iniciativa, oferecendo à população testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Não há necessidade de agendamento.

Atendimentos que serão ofertados:
:: Cardiologia: 20
:: Neurologia: 36
:: Ortopedia: 144
:: Gastroenterologia: 80
:: Endocrinologia: 16
:: Proctologia: 32
:: Ginecologia: 24
:: Pequenas cirurgias: 76
:: Fonoaudiologia: 42
:: Psicologia: 200

Leia também:
Esportivo anuncia 14 jogadores e tem grupo encaminhado para 2019 
Confira a programação cultural para este fim de semana na Serra Gaúcha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros