Secretaria da Saúde de Caxias visita domicílios para conferir se crianças estão com vacinas em dia - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Imunização10/11/2018 | 14h25Atualizada em 10/11/2018 | 14h37

Secretaria da Saúde de Caxias visita domicílios para conferir se crianças estão com vacinas em dia

Prioridade é verificar vacinação contra a poliomielite e o sarampo, mas qualquer dose atrasada será regularizada

Secretaria da Saúde de Caxias visita domicílios para conferir se crianças estão com vacinas em dia Roni Rigon/Agencia RBS
Visita a domicílio é ação pontual Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

 Equipes da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul estão nas ruas neste sábado (10) para conferir em domicílio a carteira de vacinação de crianças de seis meses a menos de cinco anos. A ação, que começou às 8h, é uma recomendação do Ministério da Saúde para ter um diagnóstico mais preciso da cobertura vacinal do município, além de colocar em dia as vacinas atrasadas. O trabalho segue até as 17h.

De acordo com Gabriela Carrard, diretora da Vigilância em Saúde da secretaria, o foco é verificar a vacinação de sarampo e poliomielite. Caso haja outras vacinas atrasadas, porém, as crianças também serão imunizadas. Ao todo, a intenção é verificar a situação de 1.175 crianças.

— É importante destacar que essa é uma ação pontual de monitoramento. As pessoas devem continuar procurando as unidades básicas de saúde (UBS) para se imunizar — alerta Gabriela.

Cada equipe é composta por, no mínimo, três pessoas: um vacinador, um profissional responsável por analisar o cartão de vacina e um agente de saúde. Eles estão identificados com jaleco e crachá da prefeitura.

Caxias do Sul atingiu a meta de vacinar 95% do público recomendado pelo Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra pólio e sarampo realizada em agosto. Apesar disso, a cidade segue a tendência do restante do país de queda na vacinação para todas as doenças. Segundo Gabriela, de 2014 a 2016, o índice de imunização na cidade era de 98% a 100%. No ano passado, o número caiu para 88%, enquanto neste ano, até outubro, apenas 68% da população estava com as vacinas em dia.

Leia também
Criança morre atropelada no bairro Santa Fé, em Caxias
Identificados suspeitos de roubar agências bancárias em Coronel Pilar

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros