Recolhimento de lixo por contêiner saltará de 40% para 70% do volume, em Caxias - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Investimento28/11/2018 | 17h09Atualizada em 28/11/2018 | 17h23

Recolhimento de lixo por contêiner saltará de 40% para 70% do volume, em Caxias

Os beneficiados serão bairros, a região do Centro, perimetrais e BR-116

Recolhimento de lixo por contêiner saltará de 40% para 70% do volume, em Caxias Acervo Codeca / Divulgação/Divulgação
Foto: Acervo Codeca / Divulgação / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Com a compra de 2.780  contêineres  verdes e amarelos anunciada nesta quarta-feira pelo prefeito Daniel Guerra (PRB), Caxias do Sul aumentará a capacidade de recolhimento de lixo diário por contêiner: o percentual saltará de 40% para 70%. O investimento na ampliação da coleta mecanizada será de R$ 17 milhões, de acordo com a prefeitura, e o processo iniciará no primeiro semestre do próximo ano. Os beneficiados serão bairros, a região do Centro, perimetrais e BR-116. 

 Também haverá aquisição de cinco caminhões de coleta lateral e dois lava-contêiner. 

Os bairros contemplados integralmente com a medida são Rio Branco, Floresta, Medianeira, Cinquentenário, São Leopoldo e Villagio Iguatemi. Também receberão os equipamentos as perimetrais Norte (BR-116 até a rua Moreira César), Oeste (Casa de Pedra até o viaduto Campo dos Bugres) e Sul (viaduto Campo dos Bugres até a avenida São Leopoldo). Já na BR-116, os trechos beneficiados serão entre Ana Rech e a UCS, e do viaduto do bairro Bela Vista até a avenida São Leopoldo.

O cronograma de trabalho prevê a publicação do edital de licitação e certames no primeiro semestre de 2019. A colocação dos equipamentos nas perimetrais e BR-116 está prevista até dezembro do próximo ano, e a extensão completa nos bairros até outubro de 2020. 

— É bom salientar que esse avanço não significará demissões de funcionários, mas melhorias nas condições de trabalho para os coletores — garante a diretora-presidente da Codeca, Amarilda Bortolotto. 

Segundo a prefeitura, as melhorias que esse sistema traz estão no ganho ambiental devido à redução do chorume nas ruas; ausência de animais disputando resíduos; prevenção da proliferação de vetores de doenças, como os roedores; além de redução do mau cheiro. 

OS BAIRROS

:: Os bairros contemplados integralmente são: Rio Branco, Floresta, Medianeira, Cinquentenário, São Leopoldo e Villagio Iguatemi. Também receberão os equipamentos as perimetrais Norte (BR-116 até a rua Moreira César), Oeste (Casa de Pedra até o viaduto Campo dos Bugres) e Sul (viaduto Campo dos Bugres até a avenida São Leopoldo). Já na BR-116, os trechos beneficiados serão entre Ana Rech e a UCS, e do viaduto do bairro Bela Vista até a avenida São Leopoldo.

:: Haverá cobertura parcial, com ampliação das áreas atendidas, nos bairros São José, Cruzeiro, Bela Vista, Salgado Filho, Kayser, Esplanada, Santa Catarina (incluindo Santa Lúcia, Colina Sorriso e Jardim Itália) e Marechal Floriano. Atualmente, há coleta mecanizada total nos bairros Centro, Nossa Senhora de Lourdes, Cristo Redentor, São Pelegrino, Petrópolis, Exposição, Panazzolo, Pio X, Universitário, Madureira, Jardim América, Jardelino Ramos e Sagrada Família. Além desses, o loteamento Campos da Serra seguirá com recolhimento conteinerizado parcial.

 Leia também:
Juventude disputará a Copa Internacional Ipiranga Sub-20
Motoristas ficam feridos em acidente na ERS-122, em Caxias do Sul 



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros