Primeira etapa do Enem, com provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, ocorre neste domingo - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Educação02/11/2018 | 08h48Atualizada em 02/11/2018 | 09h09

Primeira etapa do Enem, com provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, ocorre neste domingo

Além de dominarem o conteúdo da prova, os estudantes devem ter atenção redobrada ao horário de verão, que começa neste final de semana

Primeira etapa do Enem, com provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação, ocorre neste domingo Marcelo Casagrande/Agencia RBS
A abertura dos portões está marcada para as 12h, nos dois dias. As provas se iniciam às 13h30min Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Os próximos dois domingos, 4 e 11 de novembro, serão decisivos para milhares de estudantes brasileiros: é quando ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018 (Enem). Os participantes serão avaliados a partir de 180 questões e uma redação. O desempenho será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019. 

Neste domingo, a avaliação será dividida em 90 questões que abrangem as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além das perguntas, também será nesse dia a prova de redação, cujo tema só é conhecido na hora. Já no dia 11, as questões das provas (também em número de 90) envolvem assuntos ligados a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Matemática e suas Tecnologias. 

Além de dominarem o conteúdo da prova, os estudantes devem ter atenção redobrada ao horário de verão, que começa neste final de semana. À meia-noite de sábado para domingo, dia 4, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A abertura dos portões está marcada para as 12h, nos dois dias. As provas se iniciam às 13h30min. Neste domingo, o encerramento ocorre às 19h, e no dia 11, às 18h30min, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para quem está na reta final da preparação para as provas, a dica é usar a ansiedade ao seu favor, conforme o professor e mestre em Psicologia João Luis Weber.

– A ansiedade faz parte do momento, porque é uma etapa importante. Ela deve ser reconhecida e não eliminada totalmente. Por exemplo, se a ansiedade vir no momento da prova, em uma questão difícil, é importante respirar e pular para outra pergunta, retornando quando estiver mais tranquilo. A dica é não travar – orienta o docente do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

Segundo o psicólogo, os familiares e amigos também podem auxiliar os participantes da prova, facilitando situações que possam gerar estresse.

– Os pais devem compreender que é um momento difícil. Eles podem ajudar nos aspectos práticos, como pensar no trajeto até o endereço. Mas é importante entender que é uma prova que acontece anualmente e, caso não se tenha o resultado desejado, ela pode ser repetida. Uma prova não define o valor de uma pessoa – orienta.

Larissa quer Medicina numa federal

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 31/10/2018. Estudante Larissa Subtil, 22 anos, está se preparando para o Enem. O sonho dela é ingressar na faculdade de medicina em alguma universidade federal. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Estudante Larissa Subtil, 22 anos, está se preparando para o EnemFoto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Recém-formada em Biomedicina, a estudante Larissa de Camargo Subtil, 22 anos, não pensa em abandonar os livros tão cedo. Ela será uma das milhões de pessoas que encararão as cinco horas e meia de prova neste domingo. 

A jovem pretende conseguir uma boa nota para ingressar em uma instituição federal no curso de Medicina. 

– O Enem é uma prova diferenciada das outras, porque é menos conteudista e envolve mais interpretação. Tem de ter outras habilidades que não só o domínio do conteúdo – explica a estudante. 

Para chegar ao objetivo, Larissa iniciou um cursinho particular com foco no Enem. Além disso, está refazendo provas antigas e simulados.

– Tem um nervosismo, até porque nunca sabemos o que vai cair na redação. Mas a gente a sempre espera pelo melhor – diz.

Preparação

A Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul está preparando dois aulões com dicas para o Enem. Os eventos são gratuitos e ocorreram nos dois sábados que antecedem as provas, amanhã e dia 10. As aulas serão das 9h às 12h, na Avenida Alexandre Rizzo, 505, bairro Desvio Rizzo. As inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/aulaenem2.

FIQUE ATENTO

O QUE LEVAR NO DIA DO ENEM:

- Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
- Documento oficial de identificação original com foto.
- É aconselhável levar cartão de confirmação de inscrição e declaração de comparecimento impressa para assinatura do chefe de sala (caso precise do documento).

DOCUMENTOS VÁLIDOS:

- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
- Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal.
- Carteira de Registro Nacional Migratório.
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Certificado de Dispensa de Incorporação.
- Certificado de Reservista.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.
- Identidade funcional.

PROIBIDO:

- Borracha, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, corretivo.
- Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes).
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.
- Impressos e anotações.
- Livros e manuais.

TEMPO DE PROVA:

- No primeiro dia, a prova começa às 13h30min e termina às 19h.
- No segundo dia, início às 13h30min e encerramento às 18h30min.

AS PROVAS:

Neste domingo, dia 4:
-
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física, e tecnologias da informação e comunicação.
- Redação.
- Ciências Humanas e Suas Tecnologias: história, geografia, sociologia e filosofia.

Dia 11 de novembro:
-
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: física, química e biologia.
- Matemática e Suas Tecnologias.

RESULTADO

- Gabaritos e cadernos de questões: até 14 de novembro.
- Resultados individuais:  janeiro de 2019.

Leia também
Saiba como vai ficar o tempo neste feriado de Finados 
Relógios de rua de Caxias do Sul serão substituídos e quantidade será ampliada
Substituição de parquímetros por novos equipamentos começa no sábado em Bento

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros