Passeio da Maria Fumaça, entre Bento e Carlos Barbosa, ganha roupagem diferenciada para Natal - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Turismo30/11/2018 | 09h36Atualizada em 30/11/2018 | 09h45

Passeio da Maria Fumaça, entre Bento e Carlos Barbosa, ganha roupagem diferenciada para Natal

Projeto Natal Sobre Trilhos ocorre até 22 de dezembro

Passeio da Maria Fumaça, entre Bento e Carlos Barbosa, ganha roupagem diferenciada para Natal Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Não há quem resista à magia do Natal. Da mais pequena das crianças ao mais ranzinza dos adultos, os olhos brilham igualmente ao avistar as luzes piscantes e coloridas que remetem à data. E é o irresistível espírito da magia natalina que até 22 de dezembro ocupará assentos da locomotiva Maria Fumaça no projeto Natal Sobre Trilhos, promovido pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha.

Todos os sábados, desde o último final de semana, o tradicional trem turístico, iluminado por luzes natalinas, percorre as três cidades em um passeio preenchido por história, música e culinária.

Há duas viagens, cada uma com capacidade de 380 passageiros. O primeiro se inicia às 19h30min na Estação de Bento Gonçalves, com parada em Garibaldi para jantar e encontro com Papai Noel e se encerra em Carlos Barbosa, por volta das 21h30min. O segundo faz o percurso inverso e termina em Bento, por volta das 23h30min.

O formato parece o mesmo dos tradicionais passeios da Maria Fumaça. No entanto, a temática altera completamente as atrações. No primeiro passeio, uma banda de músicos caracterizados de Papai Noel recepciona o público saído do Espetáculo Parque Cultural Epopeia Italiana _ que faz parte do pacote. 

Já dentro da locomotiva tudo remete ao Natal: da decoração à trilha ambiental.

No trajeto, artistas se apresentam: há de músicos a palhaço. Músicas natalinas são a trilha sonora constante, seja nos alto-falantes ou pelos próprios músicos que percorrem os vagões.

— Não sabia que existia. Eu sabia da Maria Fumaça, mas essa versão é novidade. Muito bom, minha filha de quatro anos adorou. Animação dentro do trem envolve todo mundo. Não é barato, mas é um custo-benefício que vale a pena

Para além da janela, a paisagem inicia com o crepúsculo e termina com o reflexo das luzes da Maria Fumaça iluminando a noite de vermelho, amarelo e lilás. 

Na parada em Garibaldi, o jantar oferece opções da culinária italiana com vinho ou suco  de uva aos passageiros. E tudo na presença do Papai Noel, disponível para fotos,  abraços e pedidos de crianças.

 GARIBALDI, RS, BRASIL, 24/11/2018. Natal sobre os trilhos - passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O trem está todo enfeitado com luzes natalinas e ocorrem apresentações musicais contando também, com a presença do Papai Noel. Na foto, parada na estação férrea de Garibaldi.(Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O restante da viagem é mais curta, mas há tempo para cantoria. No destino, em Carlos Barbosa, o passeio termina com show de fogos de artifício.

No desembarque, os sorrisos são de satisfação, principalmente por parte das crianças. E aos mais velhos, ressoa a história contada durante o passeio, em especial o trecho que diz "há aquelas histórias que não gostaríamos que acabassem nunca, aquelas histórias que gostaríamos de ouvir inúmeras vezes, com a mesma cor, som e cheiro da infância". A essas pessoas algumas crenças podem ter se perdido, mas a magia do Natal continua, em todos os corações.

Aprovação unânime de turistas

A feição dos passageiros é de satisfação, tanto durante quanto depois do percurso. Dentro da locomotiva a festa contagia: todos ficam de pé, cantam e se emocionam. 

— Adorei. Tinha vindo há 20 anos a turismo e melhorou muito. Na época fiz o passeio da Maria Fumaça, mas o formato tradicional. Esse de Natal achei mais animado — comenta a turista do Recife Daniele Rolim, que dedicou a semana explorando as atrações turísticas com o marido na Região da Uva e do Vinho.

 CARLOS BARBOSA, RS, BRASIL, 24/11/2018. Natal sobre os trilhos - passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. O trem está todo enfeitado com luzes natalinas e ocorrem apresentações musicais contando também, com a presença do Papai Noel. Na foto, trajeto entre Garibaldi e Carlos Barbosa.(Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

De todos os entrevistados pelo Pioneiro, nenhum era da região e poucos do Rio Grande do Sul. Muitos dos que já haviam estado na Serra reiteraram a aprovação e prometeram voltar o mais logo possível.

— Voltaria milhões de vezes. Foi um sonho realizado. Pena que o percurso é curto. Poderia ir até o Rio de Janeiro (risos). A receptividade do povo daqui também é ótima, não só no trem, mas nos serviços, em tudo — ressaltou o comerciante carioca, Edinei Venâncio de Oliveira.

Após ter tido uma experiência positiva há alguns anos, o casal de Belo Horizonte Wilfred Corsino e Juliana Aparecida Rocha decidiu que o turismo na região seria uma boa forma de celebrar o aniversário de casamento.

— Espetacular, excelente. Estivemos aqui há cinco anos. Agora estamos comemorando bodas de prata e está ótimo. Já tínhamos vindo, mas não com essa temática — relatou Wilfred.

— Fantástico. Vou recomendar para outras pessoas. É um mundo mágico, toda essa programação, não só daqui (Bento), mas de toda a região. A comida é espetacular — ressaltou Juliana.

NATAL SOBRE TRILHOS

Dias: 1º, 8, 15 e 22 de dezembro
Local de saída: Estação Férrea de Bento Gonçalves
Valor: R$ 215 por pessoa. Crianças até 5 anos não pagam.
Informações e reservas: www.giordaniturismo.com.br  ou (54) 3455.2788 

Valor promocional 

Para moradores dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha o passeio das 21h30min tem valor promocional de R$ 172

PASSEIOS

Saída 1: 19h30
Trajeto: Bento Gonçalves-Garibaldi-Carlos Barbosa

Cronograma
18h - Espetáculo Parque Cultural Epopeia Italiana
19h30 - Início do Passeio de Trem
22h - Chegada a Bento Gonçalves

Saída 2: 21h30
Trajeto: Carlos Barbosa-Garibaldi-Bento Gonçalves

No pacote turístico está inclusa a volta de ônibus dos passageiros à cidade de partida da Maria Fumaça.

Leia também
Caxias tem mais de 180 novos casos de HIV em 2018
Medicação destinada a evitar a contaminação do HIV começará a ser distribuída em Caxias
Obras do artista caxiense Rafael Dambros podem ser vistas até esta sexta-feira

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros