Missa no Santuário de Caravaggio celebra Dia Mundial dos Pobres  - Geral - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Fraternidade17/11/2018 | 17h57Atualizada em 17/11/2018 | 17h57

Missa no Santuário de Caravaggio celebra Dia Mundial dos Pobres 

Mais de 300 pessoas do projeto Mão Amiga e do Lar da Velhice participaram

Missa no Santuário de Caravaggio celebra Dia Mundial dos Pobres  Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Uma missa especial no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, na tarde deste sábado, marcou o Dia Mundial dos Pobres, comemorado na segunda-feira. Mais de 300 pessoas de 16 grupos mantidos pelo projeto Mão Amiga e moradores do Lar da Velhice São Francisco de Assis, de Caxias do Sul, participaram da ação, chamada de Obras Sociais Celebrando a Vida. O movimento está em sintonia com a proposta do papa Francisco de dedicar um dia para as pessoas em vulnerabilidade social. 

Leia mais
Cinco mil pessoas são esperadas na Marcha para Jesus neste sábado, em Caxias

Luis Gabriel Pimentel, 33 anos, estava pela primeira vez no santuário. Embora católico e caxiense, nunca havia visitado a igreja. Quando recebeu o convite para o evento, não pensou duas vezes. 

— Não ia perder. 

Pimentel frequenta a Casa São Francisco há dois meses. Fez do espaço seu novo lar quando procurou ajuda para sair da rua e deixar as drogas. Em pouco tempo, já apresenta progressos, dos quais se orgulha, como o peso que ganhou nesse período. 

— Olha minha roupa — emenda, mostrando a calça e camisa novas e limpas. 

E completa: 

— É Deus quem salva a gente. E fazer as coisas corretas. A gente não é nada sem Deus. 

Nem todos os participantes do projeto são católicos, mas aceitaram participar do evento. Para frei Jaime Bettega, que falou sobre a importância da espiritualidade e da ajuda ao próximo durante a missa, o exercício da fé está além da religião: 

— Um morador de rua tem muito a nos ensinar. Uma criança em vulnerabilidade social tem muito a ensinar. 

A segunda edição da ação já está marcada para o ano que vem, também no Santuário de Caravaggio. A intenção, conforme frei Jaime, é tornar o evento regional, agregando outras entidade de Caxias e da Serra. 

Participaram do evento idosos de três centros de convivência, crianças e adolescentes dos centros de convivência e fortalecimento de vínculos Santo Antônio e Reolon, moradores de rua abrigados nas casas de passagem Carlos Miguel e São Francisco, crianças de três casas-lares, adultos com deficiência das residências inclusivas Bom Pastor e Santa Clara e o público assistido pela Casa de Acolhimento Multifuncional Recanto Amigo.

Leia também
Cinco entidades representam a Serra na etapa final do Enart 2018
Um mês após fechamento de Postão, pronto-atendimentos registram aumento de demanda entre 10% e 20%
Superaquecimento em fábrica da Neobus provoca evacuação de trabalhadores em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros