Missa especial e ação social marca Dia Mundial dos Pobres em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Solidariedade16/11/2018 | 19h43Atualizada em 16/11/2018 | 19h43

Missa especial e ação social marca Dia Mundial dos Pobres em Caxias

Integrantes do projeto Mão Amiga organizaram uma missa especial 

Missa especial e ação social marca Dia Mundial dos Pobres em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Foi pensando no chamado do papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres, comemorado na segunda-feira, que os integrantes do projeto Mão Amiga organizaram uma missa especial para cerca de 300 pessoas em Caravaggio, neste sábado. 

A escolha do santuário de Farroupilha tem um significado. Se pessoas levam carros e objetos pessoais para a bênção de Nossa Senhora, nada mais igualitário do que permitir que jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social em Caxias do Sul possam se sentir acolhidos no mesmo templo. A celebração também serve como uma espécie de conscientização, pois rezar pelos menos favorecidos é costume dos católicos, mas raramente crianças sem família, pobres e doentes convivem ou são enxergados pelo o público que ora por eles. 

A ação está sendo chamada de Obras Sociais Celebrando a Vida. A igreja receberá idosos de três centros de convivência, crianças e adolescentes dos centros de convivência e fortalecimento de vínculos Santo Antônio e Reolon, moradores de rua abrigados nas casas de passagem Carlos Miguel e São Francisco, crianças de três casas-lares, adultos com deficiência das residências inclusivas Bom Pastor e Santa Clara e o público assistido pela Casa de Acolhimento Multifuncional Recanto Amigo. O grupo seguirá de ônibus até Farroupilha. Da Carlos Miguel, sairão 20 albergados, entre eles, Antônio da Cruz, 57 anos.

_ Já ouvi falar bastante de Caravaggio e vou ter a oportunidade de ir conhecer. Minha mãe sempre recomendou que eu visitasse uma nova igreja em cada cidade que eu estivesse _ diz Cruz.

A missa está programada para as 15h e, após, haverá uma confraternização com lanche entre os participantes.

_ Todo esse movimento é em sintonia com a proposta do papa Francisco de ter um dia mundial de olhar para aqueles que não são olhados ao longo do ano. E a solidariedade faz parte da espiritualidade. É resgatar o valor da vida, mesmo que a vida esteja em situação precária. Fé sem obras é morna _ resume o frei Jaime Bettega.

Corte de cabelo

Outra ação voltada ao público menos favorecido neste sábado será promovida pela Paróquia Santa Catarina, em Caxias. Será das 9h às 11h30min, com corte gratuito de barba e cabelo para pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável. Além disso, profissionais de RH ajudarão a elaborar currículo para quem quer ingressar no mercado de trabalho. 

Promovida pela paróquia, por meio do Mutirão da Solidariedade, em parceria com a Sérgio Hoffmann Escola de Cabeleireiros e o Instituto Mix de Profissões, a atividade será realizada junto à Casa Paroquial (Rua Matteo Gianela, 1.292). A ação prevê ainda a distribuição de lanche aos participantes. 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros