Fornecimento de água começa a ser restabelecido em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Abastecimento03/11/2018 | 20h04Atualizada em 03/11/2018 | 20h44

Fornecimento de água começa a ser restabelecido em Caxias do Sul

Samae recomenda consumo consciente aos moradores nos próximos dias

Fornecimento de água começa a ser restabelecido em Caxias do Sul Divulgação/Samae
Ponto do rompimento fica em uma encosta, local considerado de difícil acesso no interior do município Foto: Divulgação / Samae
Pioneiro
Pioneiro

Os cerca de 20 profissionais do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da empresa contratada terminaram, no início da noite deste sábado, o conserto temporário da tubulação que rompeu do Sistema Faxinal, em Caxias do Sul. Com isso, o fornecimento de água começou a ser restabelecido na cidade. 

As equipes fizeram a instalação de registros para isolar a passagem do líquido no trecho da tubulação que rompeu, liberando fluxo de água para apenas uma das duas redes que fazem parte do sistema. Por isso, por enquanto, o fornecimento bruto até a Estação de Tratamento Parque da Imprensa será de 60% da capacidade de vazão. 

 Leia mais:
Abastecimento de água em Caxias deve normalizar só na noite do domingo 

Conserto provisório de tubulação rompida no Sistema Faxinal permite restabelecer fornecimento de água em Caxias.
Conserto é provisório, até que obra maior que deverá escorar a tubulação seja realizadaFoto: Divulgação / Samae

De acordo com o Samae, a normalização do abastecimento de água tratada será gradual e deve ocorrer durante este domingo (dia 4), conforme a localização dos reservatórios, já que a água demora mais para chegar às partes mais altas da cidade. A orientação é para consumo consciente da água.

A rede adutora que rompeu na madrugada desta sexta-feira fica em uma propriedade rural na região da Oitava Légua, na localidade de Nossa Senhora das Graças, interior do município. A localização do rompimento, em uma encosta, a necessidade da troca da tubulação e a chuva forte atrasaram o trabalho, inicialmente previsto para ser concluído entre a noite de sexta e a madrugada deste sábado.

Segundo o Samae, houve dificuldade para fixação da estrutura, por causa da lama. Esse serviço deve ser realizado após estudo técnico no local, o que deve ocorrer nos próximos dias. Só depois dessa obra maior, será possível reativar plenamente as duas tubulações. 

A interrupção atingiu 145 bairros ou loteamentos da cidade, o que representa mais de 60% da população de Caxias do Sul.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros