Fepam interdita quatro empresas após operação em 10 cidades da Serra - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Fiscalização ambiental28/11/2018 | 13h51Atualizada em 28/11/2018 | 14h18

Fepam interdita quatro empresas após operação em 10 cidades da Serra

Casos de operação sem licença e de contaminação de arroio ocorreram nas cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi

Fepam interdita quatro empresas após operação em 10 cidades da Serra FEPAM / Divulgação /Divulgação
Foto: FEPAM / Divulgação / Divulgação

Quatro empreendimentos foram interditados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) durante operação de fiscalização realizada nos últimos dias em 10 municípios da Serra: Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Prata, Guaporé, Veranópolis, Protásio Alves, Nova Bassano e Paraí. As empresas interditadas são as de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi. 

O caso mais grave é o de uma empresa flagrada por lançamento de efluentes de curtume diretamente em um arroio de Flores da Cunha. Outra foi interditada por realizar serviço de limpeza de fossa sem licenciamento ambiental, no município de Garibaldi. Mais duas empresas foram interditadas por realizar atividades metalúrgicas sem licenciamento ambiental em Caxias do Sul.

Segundo Juarez Loff, engenheiro químico do departamento de fiscalização da Fepam, elas só poderão voltar a operar quando comprovarem condições e sanarem os prejuízos ambientais.

A Fepam não divulga o nome das empresas envolvidas na operação porque defende que o objetivo do órgão não é expor, e, sim, sanar os problemas. Além das interdições, foram constatadas outras irregularidades que vão gerar 13 autos de infração. Ao todo, foram fiscalizados 42 empreendimentos. As empresas notificadas ainda têm prazo para recursos. 

Conforme a Fepam, a fiscalização na Serra faz parte de uma série de operações, planejadas desde o início do ano, e que já foram realizadas em várias regiões do Estado. O objetivo é verificar as empresas que receberam licenças automáticas, as que estavam há um período sem fiscalização e também atender denúncias ambientais. 

Leia também
Com a chegada do calor, região já registrou quatro afogamentos em novembro
Começa seleção de trabalhadores para a rede Stock Center, em Caxias do Sul
Caxias do Sul possui cerca de 400 pessoas em situação de rua  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros