Estudantes caxienses avaliam participação no Enem 2018 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Educação04/11/2018 | 18h05

Estudantes caxienses avaliam participação no Enem 2018

Redação teve como tema a manipulação de usuários pelo controle de dados na internet

Estudantes caxienses avaliam participação no Enem 2018 Porthus Junior/Agencia RBS
Estudante de Enfermagem, Gabriela Souza quer utilizar Enem para conquistar uma bolsa do ProUni Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 levou milhares de pessoas ao campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), um dos locais de aplicação do exame na cidade. Além da redação, que teve como tema "a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", os estudantes responderam a 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas.

Embora tivessem até as 19h para terminar o exame, muitos candidatos já deixavam os locais de prova por volta das 16h30min, quando a reportagem esteve na universidade. Foi o caso de Gabriela Souza, 18 anos, que presta o exame pela terceira vez, em busca de uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) para o curso de Enfermagem na UCS. A estudante relata que se preparou para o Enem recorrendo aos livros e à videoaulas na internet:

— Estava mais fácil do que nos anos anteriores e o tema da redação, por ser bem atual, acabou facilitando — avalia a jovem.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 03/11/2018. Estudantes caxienses avaliam participação no Enem 2018. As provas aconteceram na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Na foto, a estudante Gabriel Maschio. (Porthus Junior/Agência RBS)
Em seu segundo Enem, Gabriel Maschio classificou prova como "mais complicada" Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Já o estudante Gabriel Maschio, 20, avaliou como "mais complicada" a prova deste ano. Estudante da graduação em Engenharia de Produção no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), ele está em seu segundo Enem, na tentativa de conquistar uma bolsa do ProUni:

— O cara vai ficando mais velho e acho que estuda menos. Na hora que pega a prova, parece que dá um branco — relata o estudante. 

No próximo domingo (11), os candidatos voltam aos locais de prova para responder a 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. O gabarito oficial do exame será divulgado no dia 14 de novembro, no site do Inep.

Tema das últimas redações:

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

Leia também:
Ingressos para a Festa da Uva 2019 começam a ser vendidos nesta segunda-feira
Fornecimento de água começa a ser restabelecido em Caxias do Sul
ACBF sai na frente, mas cede empate para a Copagril nos segundos finais

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros