Cerca de 25% dos pacientes faltam a mutirão de especialidades em Caxias  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

SUS27/11/2018 | 17h06Atualizada em 27/11/2018 | 18h11

Cerca de 25% dos pacientes faltam a mutirão de especialidades em Caxias 

Consultas foram agendadas para o último domingo (25) , mas parte dos pacientes não compareceu

Cerca de 25% dos pacientes faltam a mutirão de especialidades em Caxias  Adriano Chaves/Divulgação
Percentual de faltas é semelhante ao registrado no primeiro mutirão Foto: Adriano Chaves / Divulgação

Dos 774 pacientes com consultas agendadas para a segunda edição do mutirão de especialidades de Caxias do Sul, 584 compareceram no domingo (25). Isso significa que 25% deixaram de ir aos atendimentos previamente marcados. O percentual de faltas é semelhante ao registrado no primeiro mutirão, quando foram 562 agendamentos com comparecimento de 411 pacientes. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde. 

A realização dos mutirões tem o objetivo de reduzir as filas de espera por consultas com médicos especialistas. A prioridade são pacientes que estão há mais tempo na lista de espera, conforme a Secretaria da Saúde. Nesta edição, foram atendimentos em cardiologia, neurologia, ortopedia, gastroenterologia, endocrinologia, proctologia, pequenas cirurgias, ginecologia, psicologia e fonoaudiologia. Também foram oferecidos exames de espirometria e eletrocardiograma.

O maior percentual de faltas foi de atendimentos psicológicos, prestado em grupos. Foram abertas 200 vagas e, apesar de 600 ligações realizadas, 111 foram preenchidas. Ainda assim, apenas 49 pacientes compareceram. Contabilizando essas 200 vagas, a Secretaria da Saúde trabalhava com o número de 900 agendamentos, o que não se concretizou. 

Durante o mutirão, também foram realizados exames solicitados pelos médicos. A coleta laboratorial foi feita em 53 pacientes. Outros 29 fizeram radiografias. Para a comunidade em geral, foi aberta a possibilidade de fazer testes rápidos de doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C. Nesse caso, foram 145 exames realizados. 

A realização de novos mutirões ainda será avaliada pela secretaria. 

Leia também:
Primeiro profissional do Mais Médicos se apresenta em Caxias do Sul
Veranópolis fará, pelo menos, oito amistosos na pré-temporada

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros