Assinado termo de cooperação  para desenvolver turismo em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Força-tarefa20/11/2018 | 17h16Atualizada em 20/11/2018 | 17h16

Assinado termo de cooperação  para desenvolver turismo em Caxias do Sul

Objetivo é levantar estatísticas que ajudem a tomar decisões de incentivo ao setor

Assinado termo de cooperação  para desenvolver turismo em Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Igreja São Pelegrino é um dos principais pontos turísticos de Caxias do Sul Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

 Pelo menos oito entidades ligadas ao turismo de Caxias do Sul estão envolvidas em um projeto para levantar as estatísticas do setor. Um termo de cooperação para dar seguimento ao projeto foi assinado nesta segunda-feira com algumas das entidades que integram o grupo de trabalho.

A Diretoria de Política Turística e Enogastronomia da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) tomou a iniciativa de iniciar os trabalhos há cerca de oito meses. O resultado com os primeiros indicadores do turismo foram apresentados na reunião-almoço da CIC desta segunda-feira (19) pela coordenadora da diretoria, Marjorie Balbinot Gasperin.

O relatório traz, entre outros dados, o movimento de voos e passageiros no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, o atendimento e perfil dos visitantes nos museus e centros de informações turísticas da cidade, além da ocupação hoteleira, volume de empregos na hotelaria e turismo e a participação do setor na economia local.

Entre os números que mais chamaram atenção da coordenadora do trabalho está o da contribuição da hotelaria e das agências de turismo para a economia da cidade. Em 2017, o setor movimentou quase R$ 2 milhões. O dado é da Secretaria Municipal de Gestão e Finanças. O setor empregou mais de 7,7 mil pessoas, conforme os últimos dados apurados, que são de 2017. 

A ocupação hoteleira na cidade, no entanto, tem uma média ainda muito baixa, de menos de 50%, e a pesquisa também aponta alguns caminhos para o crescimento. Um deles é a oferta de mais atrativos. O levantamento mostra que 68% das pessoas que buscaram os Centros de Atendimentos aos Turistas de Caxias do Sul queriam saber mais sobre os atrativos e atividades para fazer na cidade. Os demais consultaram informações sobre localização, transportes, compras e serviços. 

Fazem parte do grupo de trabalho, além da CIC, a Associação dos Guias de Turismo da Serra Gaúcha, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, prefeitura, Sebrae Serra Gaúcha, Sindicato dos trabalhadores no comércio hoteleiro, gastronomia e turismo, além do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho e a Universidade de Caxias do Sul.

Leia também:
Preconceito e pouca representatividade ainda são desafios à população negra

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros