Após morte de ciclista, começa implantação de faixas compartilhadas na Júlio Calegari, em Caxias    - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Mobilidade28/11/2018 | 16h19Atualizada em 28/11/2018 | 16h19

Após morte de ciclista, começa implantação de faixas compartilhadas na Júlio Calegari, em Caxias   

Placas já foram instaladas pela prefeitura no local para chamar a atenção para alto índice de ciclistas na via 

Após morte de ciclista, começa implantação de faixas compartilhadas na Júlio Calegari, em Caxias    Facebook / Reprodução/Reprodução
Ciclista morreu atropelado enquanto se agarrava na parte traseira de um ônibus que circulava na via Foto: Facebook / Reprodução / Reprodução

 A prefeitura deve iniciar até esta quinta-feira (29) a implantação das pinturas de faixas compartilhadas na Rua Júlio Antônio Calegari, em Caxias do Sul. A via, no bairro Esplanada, é constantemente utilizada para o deslocamento de ciclistas no município. No local, morreu atropelado por um ônibus, na última quinta-feira (22), Mateus Iofman, 17 anos.  

Leia mais:
Adolescente atropelado por ônibus será sepultado nesta quinta-feira em Caxias do Sul
"Amizade que eu queria levar para o resto da vida", diz amigo de jovem atropelado por ônibus em Caxias

Um placa para orientar os limites das faixas compartilhadas já foi instalada no trecho. O secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, lamenta a morte do jovem e afirma que a região do Esplanada tem recebido maior atenção da prefeitura por conta do elevado índice de circulação de ciclistas e o risco de acidentes como o que vitimou Mateus. A meta do município é evitar acidentes a partir da implantação das faixas compartilhadas.  

— Sem dúvida, percebemos que os motoristas não respeitam os ciclistas e muitas vezes os próprios ciclistas acabam infringindo algumas regras. Ali na Júlio Calegari existe uma área de trânsito intenso e os ciclistas utilizam muito pela questão da topografia. Não é papel da prefeitura dizer aonde pode ou não pedalar, o nosso papel é aumentar a segurança para todos — explica o secretário.   

A sinalização vai indicar o espaço adequado para o posicionamento do ciclista na direita da rodovia, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O trabalho de implantação das faixas compartilhadas em algumas vias de Caxias do Sul e interior é resultado de medida iniciada ainda no mês de setembro em vias do interior do município.

 A primeira que recebeu placas de orientação e deve ter pintura concluída nos próximos dias é o trecho de 12 quilômetros da Estrada do Imigrante. No trecho, já foram instaladas dez placas que vão orientar os motoristas para ter atenção e respeito com os ciclistas.  

Outros trechos que recebem elevado número de ciclistas na região e que devem receber faixas compartilhadas são a Estrada da Uva, em Forqueta, a Estrada do Vinho, em Nova Palmira, a Estrada dos Romeiros, que leva ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, e a estrada de Mato Perso, que liga Caxias do Sul a Farroupilha. O recurso que vai custear as placas e a pintura foi obtido com a arrecadação de multas de trânsito em Caxias do Sul. 

Leia também:
Juventude disputará a Copa Internacional Ipiranga Sub-20
Motoristas ficam feridos em acidente na ERS-122, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros