Agendamento para emissão de carteira de identidade demora mais de um mês em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Longas filas14/11/2018 | 15h06Atualizada em 14/11/2018 | 15h06

Agendamento para emissão de carteira de identidade demora mais de um mês em Caxias

Alta procura por serviço e falta de servidores geram aumento de filas  

Agendamento para emissão de carteira de identidade demora mais de um mês em Caxias Marcelo Passarella/Agência RBS
São cerca de 200 atendimentos por dia Foto: Marcelo Passarella / Agência RBS

O registro de filas longas para o encaminhamento da carteira de identidade tem sido recorrente em Caxias do Sul. Na manhã desta quarta-feira (14), dezenas de pessoas aguardavam para realizar a solicitação da primeira ou segunda via do documento, no posto localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 2555. O agendamento para o registro de carteira de identidade tem uma fila de espera de mais de um mês. O procedimento com hora marcada – feito pelo site tudofacil.rs.gov.br - está disponível somente a partir do dia 22 de dezembro.  

Segundo a coordenadora do posto de identificação, Ana Julia Poletto, são cerca de 40 atendimentos agendados diariamente. Também são distribuídas cerca de 100 senhas por dia para interessados em geral, além de outras 50 preferenciais para idosos e pessoas com deficiência. 

Ao todo, o posto atende aproximadamente 200 pessoas por dia, o que corresponde a uma média mensal de 5 mil carteiras confeccionadas por mês. A partir de dezembro, período em que existe maior número de solicitações, em função das férias de final de ano, o número sobe para 300 atendimentos diários.  

A falta de efetivo para atender a demanda é um dos fatores que gera o acúmulo de pessoas para realizar o procedimento. Atualmente, existem duas servidoras contratadas – que realizam a inscrição da impressão digital – e mais oito estagiários, responsáveis pelo atendimento ao público. 

Para realizar a solicitação da carteira, é preciso levar certidão original de nascimento. Nos casos de menores de 16 anos, é preciso estar acompanhado dos pais. O custo para a solicitação tradicional – no qual o prazo para entrega da carteira é de 20 dias úteis - é de R$ 65,88. Para a carteira expressa, no qual o prazo de cinco dias, o valor é de R$ 85,00. 

Leia também
Duas escolas da Serra com áreas interditadas passarão por obras
Prefeitura de Caxias do Sul homologa concurso para médicos
Veja o que abre e o que fecha na Serra no feriado da Proclamação da República

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros