Abastecimento de água em Caxias deve normalizar só na noite do domingo - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Obras 03/11/2018 | 14h21Atualizada em 03/11/2018 | 14h48

Abastecimento de água em Caxias deve normalizar só na noite do domingo

Rompimento de uma tubulação do Sistema Faxinal deixa 145 bairros sem água

Abastecimento de água em Caxias deve normalizar só na noite do domingo istockphoto/istockphoto
Foto: istockphoto / istockphoto

O mau tempo atrapalhou o andamento das obras que consertariam a tubulação que capta água do Sistema Faxinal em Caxias do Sul. A previsão é que o abastecimento seja normalizado somente próximo da noite do domingo. 

Leia mais:
Previsão é que água retorne às casas até o domingo em Caxias do Sul

Desde a madrugada da sexta, houve um rompimento em um local de difícil acesso, o que interrompe o abastecimento de água em mais da metade dos bairros da cidade abastecidos pelo Faxinal. A localização do rompimento, em uma encosta, a necessidade da troca da tubulação e mais a chuva forte são os responsáveis pelo atraso. A tubulação ficou exposta em um barranco de uma propriedade rural da Oitava Légua, na localidade de Nossa Senhora das Graças.

Segundo o engenheiro Paulo Boff, equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) trabalham desde a madrugada da sexta para tentar reverter o problema. A saída encontrada pela equipe, de forma provisória, é a instalação de registros que isolará uma das duas adutoras. Eles irão bloquear a passagem de água no trecho da tubulação com problema, liberando fluxo apenas para outra rede, já que a adutora do Faxinal é composta de duas linhas de abastecimento. 

—  Depois, com um estudo técnico, teremos uma obra mais demorada, que levará certamente mais alguns dias. Esta obra deve, aí sim, fixar a tubulação. O que pedimos é que a população economize ao máximo a água, que será necessário também para os próximos dias — afirma Boff.

Isto deve acontecer porque a rede irá trabalhar com somente metade da capacidade de bombeamento até que a situação se normalize.  

O Faxinal abastece mais de 60% da população de Caxias do Sul, e 145 bairros ou loteamentos foram atingidos pelo problema.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros