UPA Zona Norte registra procura normal neste domingo - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde pública21/10/2018 | 17h24Atualizada em 21/10/2018 | 17h24

UPA Zona Norte registra procura normal neste domingo

Cerca de 40 pessoas estavam no interior da unidade por volta das 16h

UPA Zona Norte registra procura normal neste domingo Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A tarde de domingo foi de movimentação moderada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte em Caxias do Sul. Com o Postão 24h fechado para reformas desde quarta-feira (10) e com as unidades básicas de saúde (UBSs) sem atendimento aos finais de semana, a UPA se tornou o principal destino para os pacientes do SUS que necessitam de atendimento ambulatorial.

Por volta das 16h, quando a reportagem visitou o local, cerca de 40 pessoas estavam no interior da unidade, sendo três crianças de colo. Ao contrário do que foi registrado na noite de sábado (20), quando as cadeiras da recepção estavam todas ocupadas e alguns pacientes aguardavam em pé, o fluxo de atendimento era normal, com média de 15 minutos de espera para fazer a triagem.

Foi o caso do motorista Celso Troian Júnior, 38 anos, que procurou a UPA em busca de consulta para o filho Rafael, de cinco meses, que passou a noite com chiado na região dos pulmões. Morador do loteamento Jardim Iracema, Celso elogiou o atendimento e também a estrutura da unidade.

— Eu não tenho nenhuma queixa. Utilizo a UPA desde que abriu e o atendimento nunca demorou mais que três horas, entre pegar senha, fazer a triagem e depois a consulta — relatou.

Questionada sobre o número de consultas realizadas ao longo do fim de semana, a assessoria de comunicação da UPA informou que a gestão da unidade se manifestará somente na segunda-feira.

No Hospital Pompéia, a busca por atendimento também foi moderada na manhã e tarde de domingo. Na sexta-feira (19), a direção do hospital divulgou uma nota pedindo o uso consciente do pronto-socorro após o fechamento do Postão. A orientação é que os pacientes busquem o plantão do Pompéia somente nas situações de urgência, emergência e alta complexidade — caso de acidentes graves, traumatismo craniano, ferimentos por arma de fogo, parada cardiorrespiratória e choque elétrico. Também é recomendado procurar o pronto-socorro do Pompéia em situações de dores torácicas ou abdominais, fraturas expostas, crises convulsivas, suspeitas de AVC, entre outras complicações.

Leia também:
Sem Postão e com UBSs fechadas UPA lota neste sábado à noite em Caxias
Prefeitura vai reformar postos de saúde em Caxias do Sul
Após movimento intenso de pacientes, procura é normal na UPA Zona Norte neste sábado

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros