Saiba onde procurar atendimento após o fechamento do Postão em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde pública17/10/2018 | 15h09Atualizada em 17/10/2018 | 15h10

Saiba onde procurar atendimento após o fechamento do Postão em Caxias

Pacientes podem procurar as UBSs, UPA e, em casos mais graves, hospitais

Saiba onde procurar atendimento após o fechamento do Postão em Caxias Marcelo Passarella/Agencia RBS
Funcionários da prefeitura orientam pessoas que procuram o Postão sobre onde buscar atendimento Foto: Marcelo Passarella / Agencia RBS

Desde à 0h desta quarta-feira, o Pronto-Atendimento 24h de Caxias, o Postão, não recebe mais nenhum paciente.

Na manhã desta quarta, algumas pessoas foram até a central de exames, um dos locais que permanece funcionando no prédio que teve a entrada principal do térreo fechada com tapumes na madrugada desta quarta. É que os demais serviços nos andares superiores continuam em operação como a central de exames. Por isso, pacientes que tinham procedimentos agendados foram atendidos.

Os cinco pacientes que ainda permaneciam em observação na manhã desta quarta, quando a equipe do Serviço de Atendimento-Móvel de Urgência (Samu) assumiu o cuidado, foram sendo liberados ao longo da manhã. Apenas um deles foi encaminhado para internação hospitalar.

Leia mais
Fechamento do Postão de Caxias já impacta em movimentação de UPA Zona Norte
Movimentação em UBSs das regiões norte e sul de Caxias é tranquila
UBSs da Zona Leste de Caxias têm movimento moderado na manhã desta quarta-feira
Movimento é moderado nas UBSs da Zona Oeste de Caxias após fechamento do Postão
Movimento no Postão, em Caxias, é tranquilo antes do fechamento para reformas  

Servidores da prefeitura orientam quem precisa da rede pública de saúde sobre onde buscar assistência. Isso deve continuar nos próximos dias. Um panfleto informativo também está sendo distribuído. Também estão disponíveis para informações dois telefones: o da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, (54) 3290.4446, das 8h às 16h30min, e um número especial para esclarecimento 24 horas, (54) 9 8447.5580.

A remoção de móveis e equipamentos do Postão iniciou nesta manhã. Parte do material será reaproveitada em outros serviços da rede de saúde. As obras serão executadas pela Técnica Construções Ltda, que venceu a licitação. O valor pago é de R$ 637.508,56. O trabalho deve ser entregue em seis meses, a contar da data da assinatura da ordem de serviço, em 1º de outubro.

Com a melhoria e ampliação da estrutura, o município pretende transformar o Postão em Unidade de Pronto-Atendimento de nível III. Dessa forma, garantiria recursos de custeio no valor de até R$ 525 mil mensais dos governos federal e estadual. Atualmente, o PA 24H é mantido com verbas do município.

Confira onde buscar atendimento:

:: Casos de menor gravidade devem se dirigir às 47 unidades básicas de saúde (UBSs) em funcionamento no município. A prefeitura se comprometeu em fortalecer as equipes com os profissionais que atuavam no PA 24H. Conforme a Secretaria de Saúde, o processo de realocação dos servidores iniciou nesta segunda-feira e segue até o dia 22. Conforme as transferências vão sendo definidas, os servidores já devem iniciar o trabalho na rede básica, gradativamente. Ainda neste mês, todos já devem estar atuando nas UBSs.

:: Para consultas e atendimento odontológico a referência são as UBSs, das 7h30min às 16h30min ou até as 21h nas cinco UBSs referência – Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê.

:: Para curativos as pessoas devem procurar as UBSs, de segunda a sexta-feira, e a UPA aos sábados e domingos.

:: Casos de urgência e de emergência devem procurar a UPA Zona Norte ou acionar o Samu pelo 192. O município também assumiu o compromisso de aumentar a capacidade de atendimento da UPA, por meio de um aditivo no contrato que mantém com o IGH, que administra o serviço. Os pronto-socorros do Hospital Pompéia e do Hospital Geral também atenderão os casos mais graves.

:: Pessoas que sofrerem acidentes com material biológico devem se encaminhar para a UPA. 

:: Os demais serviços da saúde que funcionam no prédio do Postão continuam operando, como a Central de Exames, o setor do Cartão SUS, o Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra) e as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros