Projeto tenta mapear espécies de árvores e animais do Parque dos Pinheiros, em Farroupilha - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Serra Gaúcha25/10/2018 | 14h30Atualizada em 25/10/2018 | 14h30

Projeto tenta mapear espécies de árvores e animais do Parque dos Pinheiros, em Farroupilha

A partir da próxima semana, equipes vão capturar peixes e tartarugas que habitam o lago para análise

Projeto tenta mapear espécies de árvores e animais do Parque dos Pinheiros, em Farroupilha Divulgação/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Farroupilha
Animais que habitam o lago artificial serão fotografados, medidos, pesados, avaliados cuidadosamente e devolvidos à água Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Farroupilha

A Secretaria de Meio Ambiente de Farroupilha iniciou um projeto para encontrar e catalogar quais animais e árvores integram o Parque dos Pinheiros. A área verde de 22 hectares fica na região central da cidade e conta com um lago artificial com cerca de 10 mil metros quadrados de extensão. 

A partir da próxima semana, equipes vão capturar peixes e tartarugas que habitam esse lago para análise. A ideia é identificar a diversidade dos bichos, que serão fotografados, medidos, pesados, avaliados cuidadosamente e devolvidos à água. Os técnicos pretendem avaliar ainda a influência da atividade humana no habitat dos animais.

Também já iniciaram nas áreas de acesso mais fácil as análises relativas à vegetação. A ideia é catalogar as árvores em todo o parque. Uma terceira fase será a identificação dos mamíferos que vivem na área. 

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Miguel Ângelo de Souza, não há prazo para a conclusão do trabalho que está sendo feito por equipes próprias. Ele explica que os resultados servirão para embasar ações de preservação do parque. 

— O parque consta como reserva biológica, mas não tem todas as características de reserva biológica. A gente quer fazer esse estudo para fazer um manejo de acordo com todas as suas características.

Além disso, a secretaria diz que será possível projetar a limpeza do lago, que nunca passou por desassoreamento. 

Leia também
Caxias terá novos serviços de assistência social no Campos da Serra e Esplanada
Natal Luz de Gramado começa nesta quinta-feira
Evento natalino em Gramado é oportunidade de emprego
Técnicas devolvem autoestima para pacientes com câncer de mama  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros