Prefeitura vai reformar postos de saúde em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Obras20/10/2018 | 13h22Atualizada em 20/10/2018 | 13h22

Prefeitura vai reformar postos de saúde em Caxias do Sul

Unidades básicas vão receber parte de equipamentos e mobiliário do Postão 24 horas e devem ter melhorias na estrutura

Prefeitura vai reformar postos de saúde em Caxias do Sul Jonas Ramos/Agencia RBS
Unidades Básicas de Saúde vão receber reforma em parte elétrica e estrutural Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

A prefeitura está preparando uma licitação para reformar as 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. O processo, que está em fase de elaboração do termo de referência - fase inicial do processo licitatório - prevê o levantamento das principais necessidades de cada estrutura de saúde para posteriormente ser lançado o chamamento das empresas. 

— O termo de referência é o primeiro passo para a identificação das adequações que precisam ser feitas em cada estrutura de saúde. Depois que fizermos esse levantamento, vamos encaminhar a licitação — explica o secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas. 

Leia mais:
Postão de Caxias fechou às 0h08min para reforma e ampliação
Justiça desconsidera pedido de sindicato e mantém fechamento do Postão em Caxias
Postão 24 Horas, de Caxias do Sul, fecha às 23h59min desta terça
Manifestantes promovem ato em frente ao Postão em Caxias do Sul 

Ainda não existe previsão para o início da licitação, porém a meta é estar com as reformas concluídas até o final de 2019.  Parte dos equipamentos e mobiliário que ficará ocioso durante os seis meses de reformas do Postão 24 horas será destinado aos postos e outras estruturas de saúde do município - como o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), ambulâncias do Samu e Centro Especializado em Saúde (CES) - de acordo com as demandas. Os postos vão absorver utensílios e equipamentos hospitalares que não são usados para atendimentos de emergência, tais como termômetros, aparelhos para verificar pressão arterial, curativos, estetoscópios, entre outros itens. Também pode se transportado parte do mobiliário do Pronto-Atendimento (PA) para as UBSs, como macas, mesas, cadeiras, poltronas, dentre outros equipamentos.   

A secretaria da Saúde está realizando o levantamento das necessidades de cada unidade de saúde para encaminhar os equipamentos de forma gradativa. O processo acompanha o envio dos médicos e enfermeiros do PA para a rede de saúde básica devido ao fechamento temporário do Postão para reformar.  

— Não adianta só colocar médicos nos postos e não dar condições para eles trabalharem.  Isso tem que ser uma ação conjunta ao longo do tempo. Algumas UBSs precisam de intervenções mais profundas, como melhorias na parte elétrica, resolução de infiltrações e adequações na estrutura. Outras precisam de pequenas melhorias, como pintura, por exemplo — destaca.  

Prefeitura aluga prédio para abrigar equipamentos do Postão  

Desde o fechamento do PA para reformas, na última terça-feira (17), os instrumentos hospitalares e móveis do Postão estão sendo transportados para um prédio alugado pela prefeitura, no loteamento Sanvitto II.  Após a análise das demandas de cada posto de saúde, serão encaminhados aos locais escolhidos. A previsão é que a retirada das máquinas e utensílios de saúde do Postão esteja concluída até a próxima segunda-feira (22). A partir dessa etapa, a empresa contratada para realizar as obras no Postão vai iniciar os trabalhos.  

Embora as obras  estejam previstas para durar seis meses, a prefeitura alugou o imóvel pelo prazo de um ano, no valor de R$ 42 mil. Serão pagos mensalmente R$ 3,5 mil reais. Segundo o secretário, no período estendido de aluguel, após a reabertura do PA reformado, o prédio vai ser usado para armazenar outros bens móveis inservíveis da prefeitura, como os que serão leiloados pela Secretaria de Recursos Humanos do município.  

Leia também
Após movimento intenso de pacientes, procura é normal na UPA Zona Norte neste sábado
Quase metade dos motoristas abordados em blitz em Caxias estava bêbado
Caxias do Sul registra os menores índices de assaltos da década

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros