Postão 24 Horas de Caxias fechará para reformas em 17 de outubro - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Saúde09/10/2018 | 19h30Atualizada em 10/10/2018 | 17h04

Postão 24 Horas de Caxias fechará para reformas em 17 de outubro

Atendimento encerra a partir da 0h do dia 17 de outubro

Postão 24 Horas de Caxias fechará para reformas em 17 de outubro Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

A prefeitura de Caxias do Sul publicou nesta terça-feira, em edição extra do Diário Oficial do Município, o comunicado de fechamento do Pronto-Atendimento 24 Horas a partir das 0h00min de 17 de outubro, próxima quarta-feira. A medida está sendo comunicada nesta noite aos funcionários do Postão, em assembleia. 

Leia mais
Prefeitura de Caxias cerca Postão 24h com sinalização e instala moldura na entrada do prédio
Secretário da Saúde de Caxias garante que Postão não fechará nos próximos 30 dias 

A publicação também informa que a partir das 8h do dia 17 de outubro, o atendimento aos pacientes que ainda permanecem no Postão será de responsabilidade de uma equipe da Secretaria da Saúde, que será convocada. 

Conforme parecer da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), haverá necessidade de interrupção total dos atendimentos no Postão durante a realização das obras. 

Como será feito o atendimento

Atendimentos de baixa complexidade seguirão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  De acordo com o compromisso firmado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP), a prefeitura se comprometeu a assegurar o atendimento da população reforçando as equipes das 49 UBSs do com os profissionais do Postão.

Ainda está acordado que a prefeitura ampliará a oferta do serviço público de saúde, em caso de necessidade. Poderá ser contratado serviço privado para isso. Segundo a secretaria de Saúde, a UPA 24H também recebeu aumento da capacidade de atendimento, com contrato aditivado.

A prefeitura explicou aos servidores do Postão, nesta terça-feira, como ocorrerão os atendimentos e o remanejo dos profissionais para as outras unidades de saúde, bem como as escalas de trabalho. A Secretaria de Saúde e de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) apresentaram a lista de vagas disponíveis. Os servidores há mais tempo nos cargos serão os primeiros a escolher as unidades onde atuarão. Todos deverão encaminhar resposta sobre suas preferências até 17/10.

Para tentar garantir o deslocamento da comunidade até a UPA, a prefeitura manterá a linha de transporte público L 92 – PA24H – UPA 24H, que funciona todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, das 6h30min às 23h10min. A cada 40 minutos, um ônibus sai em frente ao Postão em direção à UPA. Com a integração tarifária, o usuário que vem dos bairros paga apenas uma passagem para cumprir o trajeto.

Durante 15 dias após o fechamento para reformas, a prefeitura manterá um profissional junto ao PA para orientar a comunidade sobre os locais de atendimento, com acionamento do Samu quando necessário. Também estão disponíveis para informações dois telefones a partir do dia 17: o da Ouvidoria da SMS, (54) 3290.4446, das 8h às 16h30; e um número especial para esclarecimento 24 horas, (54) 9 8447.5580.

Leia também
Mês dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama ganha a cor da prevenção 
Rejane Tramontina: "Por que não eu? Pode acontecer com qualquer um"
Banco de Alimentos de Caxias pode perder convênio para compra de frutas e verduras

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros