Plano para reduzir impacto de trânsito no entorno da Havan, em Caxias, prevê semáforos inteligentes - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

ERS-45325/10/2018 | 17h31Atualizada em 25/10/2018 | 17h31

Plano para reduzir impacto de trânsito no entorno da Havan, em Caxias, prevê semáforos inteligentes

Ações foram aprovadas pela Secretaria de Trânsito e serão implantadas pela própria rede de lojas

Plano para reduzir impacto de trânsito no entorno da Havan, em Caxias, prevê semáforos inteligentes André Fiedler/Agência RBS
Ruas laterais terão canteiros reduzidos para implantação de novas faixas Foto: André Fiedler / Agência RBS

O plano para reduzir o impacto de trânsito no entorno da futura loja Havan, em Caxias do Sul, prevê a instalação de semáforos inteligentes e o alargamento das ruas laterais em ambos os sentidos da ERS-453. As medidas foram apresentadas por uma empresa contratada pela rede de lojas e aprovadas pela Secretaria de Trânsito.

Leia mais:
Prefeitura de Caxias libera licença de início das obras da Havan
Havan sela acordo com comerciários de Passo Fundo

De acordo com o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, no sentido Caxias-Farroupilha, os canteiros serão estreitados para a criação de uma nova faixa na rua lateral. Dessa forma, serão instalados tachões para que uma das faixas seja utilizada somente para o acesso ao bairro Cidade Nova. No sentido inverso, a criação da nova faixa vai servir para criar uma área de espera para motoristas que precisam aguardar a abertura do sinal para cruzar a rodovia e acessar a loja.

Já os semáforos inteligentes vão servir para organizar o fluxo de acordo com o movimento ao longo do dia. O sistema conta com câmeras que identificam a quantidade e o sentido dos veículos e calcula o tempo dos semáforos de forma a minimizar os congestionamentos. A tecnologia será implantada tanto nas sinaleiras do entroncamento de acesso ao Desvio Rizzo quanto nos equipamentos do chamado trevo da Cassol. Neste último ponto já havia o projeto de instalação de semáforos inteligentes, mas o município não possuía rede de fibra ótica, que já foi providenciada.

Essas três intervenções, conforme o secretário, precisam estar concluídas até a abertura da loja, prevista para 2019. Outras medidas, no entanto, podem ser realizadas a médio prazo, como a ampliação do recuo no retorno que será utilizado pelos motoristas que saem da loja em direção ao centro de Caxias. Para isso, será preciso seguir em direção a Farroupilha e acessar o retorno mais próximo, junto ao canteiro central. Com o aumento na faixa de espera, haverá espaço para mais veículos.

— Não sabemos se de fato vai precisar, porque talvez o que tem seja suficiente. A gente estima, mas a estimativa pode ser injusta, então precisamos ver na prática. Mas o plano prevê que novas medidas podem ser determinadas depois — explica Soares.

Todas as intervenções precisam ser executadas pela própria Havan. Antes das obras, porém, também é preciso obter autorização do Daer, já que a RS-453 é administrada pelo Estado.

Leia também:
Interdições de estabelecimentos em Caxias é três vezes maior neste ano do que em 2017
Caxias entra no mapa mundial da internet das coisas

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros