Outubro Rosa: UBSs de Caxias abrirão neste sábado para exames femininos - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Câncer de mama18/10/2018 | 21h12Atualizada em 18/10/2018 | 21h12

Outubro Rosa: UBSs de Caxias abrirão neste sábado para exames femininos

As caxienses devem se programar para ir até as UBSs entre 9h30min e 16h

Outubro Rosa: UBSs de Caxias abrirão neste sábado para exames femininos Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Mulheres que moram em Caxias do Sul devem aproveitar o fim de semana para colocar em dias os exames ginecológicos e, desta forma, prevenir-se também do câncer de mama. Isso porque o sábado é o dia que todas as 47 unidades básicas de saúde (UBSs) abrirão as portas para oferecer solicitações de mamografia e coletas de exame citopatológico. 

Leia mais:
Mês dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama ganha a cor da prevenção
Caxiense que descobriu câncer de mama durante a gestação comemora primeira vitória
Rejane Tramontina: "Por que não eu? Pode acontecer com qualquer um"

As caxienses devem se programar para ir até as UBSs entre 9h30min e 16h. Não é necessário agendamento para os procedimentos, de acordo com a coordenação da Atenção Básica do município. Há UBSs que ofertarão, também, outros tipos de atividade que valorizam a autoestima.

— A UBS é a porta de entrada para o diagnóstico e, se necessário, tratamento também do câncer de mama. É só depois de passar por ali que é possível chegar ao mastologista, por exemplo, que é considerado nível secundário _ explica o diretor técnico do Núcleo e Atenção à Saúde da Mulher, Fernando Vivian.

Em Caxias do Sul, no ano passado, 72 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama. Passam por atendimento no Programa Municipal de Vigilância e Detecção Precoce do Câncer de Mama (Vigimama) pelo menos 1.034 pacientes, que tiveram resultados com forte suspeita de câncer maligno. Das mulheres cadastradas e diagnosticadas com câncer, 34,64% têm menos de 50 anos _ por isso, em Caxias, o exame de mamografia é ofertado a partir dos 40 anos.

— O câncer de mama não tem uma ação de prevenção como o do colo do útero, para o qual existe vacina. Por isso, o que reduz o câncer de mama é o rastreio, com indicação de mamografia anual. Mesmo não sentindo nada, a mulher pode ser portadora de um câncer assim. Quando pequeno, a chance de cura é acima de 90% — explica o médico.

Haverá outras atividades ao longo da próxima semana, como caminhada, oficinas e até desfiles com pacientes que passam por tratamento. 

PROGRAME-SE

:: Neste sábado, todas as UBSs estarão abertas para atendimento exclusivo às mulheres para solicitação de mamografia e coleta de exame citopatológico, além de atividades para promoção de saúde. Há UBSs que ofertarão limpeza de pele, reiki, palestras direcionadas ao tema.

:: As UBSs funcionarão das 9h30min às 16h. É preciso que a usuária tenha em mãos o cartão SUS.

:: Durante todo o mês de outubro, repartições públicas arrecadam toucas, lenços, mantas, boinas e acessórios para cabelo. São pontos de coleta as secretarias municipais, autarquias municipais, FAS e Câmara de Vereadores.

:: Hoje ocorre uma oficina de nutrição aberta à comunidade na sala de treinamentos do Hospital Geral. A oficina começa às 9h.

:: Neste sábado, às 19h, ocorre o 7º Desfile Amor pela Vida, com a participação de 15 mulheres que estão em tratamento ou já passaram pela doença. A ação é promovida pelo Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC). O desfile ocorrerá no Shopping Iguatemi, em frente à loja C&A (entrada pelo lifestyle).

:: Neste domingo, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) organiza a Caminhada de Conscientização sobre o Câncer de Mama. A ação começa às 14h no Largo João Pessoa, e a caminhada segue até a Praça Dante Alighieri.

:: Até o dia 31, o Shopping Iguatemi promove uma campanha para arrecadar caixas de leite, suplementos e leites especiais que serão doados aos mais de 450 pacientes atendidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer. Para ajudar, basta adquirir uma embalagem de qualquer um dos produtos indicados e doar no ponto de coleta em frente a loja MMartan, no shopping. Os produtos podem ser adquiridos diretamente no Iguatemi ou o cliente pode trazer os produtos de casa, se preferir. Entre os pontos de venda estão: Farmácia São João (produtos: NutriSenior, Ensure), Farmácia Panvel (NutriDrink, NutriSenior, Ensure) e Carrefour (caixas de leite). Quem deseja doar diretamente à entidade, pode entrar em contato com a presidente Roseli pelo telefone (54) 99989-4747.

:: Na próxima quinta, haverá uma ação social no jardim do Hospital Pompéia com distribuição de laços, materiais informativos e verificação de pressão arterial. Ocorrerá das 9h às 16h30min.


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros