Obras do Postão 24 horas de Caxias do Sul começam nesta semana  - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Reforma24/10/2018 | 15h33Atualizada em 24/10/2018 | 15h41

Obras do Postão 24 horas de Caxias do Sul começam nesta semana 

Visita técnica apresentou detalhes da ampliação da unidade de saúde; demolição de partes da estrutura para implementação de adequações se inicia ainda nesta semana   

Obras do Postão 24 horas de Caxias do Sul começam nesta semana  Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

 Começa até o final desta semana mais uma etapa das obras de ampliação do Postão 24 horas de Caxias do Sul para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nível III. Na manhã desta quarta-feira (24), uma visita técnica apresentou os próximos passos para a reforma da estrutura. A próxima ação no cronograma de obras é a demolição de partes internas para que sejam efetuadas as mudanças necessárias previstas para atender as normas exigidas pelo Ministério da Saúde.    

Leia mais:
Um em cada quatro médicos do Postão de Caxias devem pedir exoneração
Movimento na UPA Zona Norte de Caxias sobe 20% no primeiro fim de semana sem o Postão 
Saiba onde procurar atendimento após o fechamento do Postão em Caxias

A visita contou com a presença do secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas, o titular da secretaria de Planejamento, Fernando Mondadori, e a diretora técnica do Postão, Ana Paula Fonseca. Durante o encontro, os representantes do município apresentaram as principais modificações que serão feitas a partir do início das obras.

A retirada dos equipamentos e do mobiliário – primeira etapa do itinerário – foi concluída nos últimos dias. Boa parte dos equipamentos e utensílios do PA serão encaminhados às 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O restante dos equipamentos que não estiverem em boas condições de uso ou que não forem úteis nos atendimentos efetuados nos postos de saúde vão permanecer em um prédio alugado pelo município no Loteamento Sanvitto II.   

— Alguns equipamentos que forem passíveis de uso serão enviados às UBSs conforme a necessidade. A ideia é contar com mobiliários e equipamentos novos no novo Postão — destaca o secretário interino, Júlio César Freitas.      

Entre as principais mudanças do novo Postão está o aumento da estrutura interna, que vai contar com ampliação de mais de 36 metros quadrados para atender às exigências necessárias para que seja considerada uma unidade de atendimento nível III. Além disso, serão efetuados consertos pontuais de infiltrações e melhorias das condições da iluminação e parte elétrica do local.      

O número de leitos e de poltronas para os pacientes em observação também será ampliado. A quantidade de leitos para pacientes adultos será incrementada de 12 para 22. A partir de agora, a ala pediátrica vai contar com seis leitos, um a mais do que existia até então. Serão duas áreas de isolamento para usuários que apresentam sinais de doenças infecto-contagiosas (um a mais do que no antigo Postão). Será construído um acesso exclusivo para os pacientes que ingressarem em estado de emergência no Postão. Antes, os pacientes que ingressavam no PA compartilhavam o mesmo acesso dos funcionários.  

A diretora técnica do PA, Ana Paula Fonseca trabalhou na unidade de saúde desde a sua inauguração, em setembro de 2008. Ela explica que naquela oportunidade não existiam algumas normas técnicas que entraram em vigor nos últimos dez anos e que passam a ser respeitadas a partir das reformas.    

—São mudanças que visam consertar alguns problemas críticos verificados no PA ao longo dos últimos anos. Dentre elas, a instalação de pisos com outro tipo de rejunte, para facilitar a higienização, tendo em vista a exigência da Vigilância em Saúde diante do risco de contaminação que o material antigo apresentava. Temos que nos adequar a essas normas para atingir o patamar de atendimento que buscamos – ressalta.

Leia também:
Ciro Fabres: o cão e seu desalento 
Geraldo da Rocha Freitas Júnior deixa a Secretaria da Saúde de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros