Frei Jaime: gestos de ternura - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião04/10/2018 | 08h25Atualizada em 04/10/2018 | 08h25

Frei Jaime: gestos de ternura

O mundo carece e até anda mendigando mais amor

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

"Gosto dessa gente que carrega ternura na alma e exala simplicidade no palavrear." (Wanderly Frota).

A existência é uma dádiva que desconhece imitação. Todos os humanos têm o privilégio de serem únicos, apesar de possíveis semelhanças. No entanto, é na individualidade e na liberdade que a construção da personalidade vai ocupando espaço e confirmando traços. A ternura nasce com todos, pois tem raízes nas profundidades da alma. Todos podem e até devem ser plenos de ternura. Viver sem ternura é praticamente sobreviver. Através dos gestos de ternura, a essência se faz visível. Para ser terno, no entanto, é necessário assimilar e serenar pensamentos, atitudes e palavras.

Leia mais
Frei Jaime: ouvir o silêncio
Frei Jaime: em busca do equilíbrio 

Não são poucas as pessoas que fazem questão de serem duras e até vizinhas da grosseria. Quantos desentendimentos desnecessários e quanta agressividade gratuita. O mundo carece e até anda mendigando mais amor. Mesmo que muitos ainda estejam à espera da dignidade, já foram dados muitos passos na direção da justiça social. Nenhuma mesa deveria ficar sem pão. Mas também ninguém deveria ficar sem paz. Quem é capaz da ternura nunca será exagerado. É difícil encontrar pessoas que usaram ternura acima do que se entende por normalidade.

Acontece que a simplicidade também anda escassa. Facilmente o mundo esquece as pessoas que deixaram de lado a simplicidade. O orgulho não garante morada no coração. O segredo parece acenar para uma significativa direção: ser humilde para poder carregar consigo ternura. Não é difícil viver quando o coração pulsa sem rancor e o olhar se desvia do julgamento. Que a simplicidade e a ternura possam andar de mãos dadas, inspirando palavras e atitudes que consigam fazer a diferença, num mundo que está carente de humanismo. Ser humano é uma urgente missão.

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!     

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros